Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e avaliação farmacológica de novos análogos da talidomida/pomalidomida reguladores de mecanismos epigenéticos

Processo: 15/21252-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Jean Leandro dos Santos
Beneficiário:Aline Renata Pavan
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Química farmacêutica   Anemia falciforme   Talidomida

Resumo

A anemia falciforme (AF) é a doença genética hematológica mais prevalente no mundo e tem como único recurso terapêutico disponível o fármaco hidroxiuréia (HU). Apesar dos efeitos benéficos de HU na redução da morbidade e mortalidade associados a doença, algumas características indesejadas limitam seu uso clínico. Além disso, uma grande parcela de indivíduos não respondem ao tratamento com HU, justificando a pesquisa de novos fármacos. Neste aspecto, a reativação da expressão gênica de gama-globina, e consequente produção de hemoglobina fetal (HbF), por mecanismos epigenéticos é uma valiosa intervenção terapêutica. Talidomida e pomalidomida são fármacos conhecidamente capazes de aumentar a expressão gênica de gama-globina e os níveis de hemoglobina fetal; entretanto, os mecanismos moleculares exatos relacionados a este efeito ainda estão sendo investigados. Estudos recentes mostram que a inibição da histona deacetilase (HDAC), principalmente HDAC-1 e HDAC-2, mostrou ser uma estratégia promissora em promover o aumento da expressão gênica de gama-globina e a produção de HbF sem causar alteração no ciclo e proliferação celular. Neste projeto, utilizando a estratégia de hibridação molecular, propomos a síntese e avaliação farmacológica de novos análogos de talidomida e pomalidomida com propriedades inibidoras de HADC, que possam tornar-se novas terapias úteis para o tratamento dos sintomas de anemia falciforme.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS FERNANDES, GUILHERME FELIPE; PAVAN, ALINE RENATA; DOS SANTOS, JEAN LEANDRO. Heterocyclic N-oxides - A Promising Class of Agents against Tuberculosis, Malaria and Neglected Tropical Diseases. CURRENT PHARMACEUTICAL DESIGN, v. 24, n. 12, p. 1325-1340, 2018. Citações Web of Science: 2.
PAVAN, ALINE RENATA; BERNARDES DA SILVA, GABRIEL DALIO; JORNADA, DANIELA HARTMANN; CHIBA, DIEGO EIDY; DOS SANTOS FERNANDES, GUILHERME FELIPE; CHIN, CHUNG MAN; DOS SANTOS, JEAN LEANDRO. Unraveling the Anticancer Effect of Curcumin and Resveratrol. NUTRIENTS, v. 8, n. 11 NOV 2016. Citações Web of Science: 33.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAVAN, Aline Renata. Planejamento, síntese e avaliação farmacológica de novos derivados ftalimídicos inibidores de histona deacetilase para anemia falciforme. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Farmacêuticas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.