Busca avançada
Ano de início
Entree

Reflexos do PIBID na prática pedagógica de licenciandos em química envolvendo o conteúdo oxirredução

Processo: 16/08677-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Carmen Fernandez
Beneficiário:Keysy Solange Costa Nogueira
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07937-8 - Redoxoma, AP.CEPID
Assunto(s):Formação de professores   Química   Oxirredução

Resumo

Neste projeto pretende-se documentar o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) relativo a reações de oxirredução de licenciandos em química inseridos no programa PIBID (Iniciação à Docência). Como parte do projeto PIBID os licenciandos desenvolvem sequências de ensino referentes ao conteúdo oxirredução para os alunos do ensino médio e da educação de jovens e adultos das escolas campo em que eles estão inseridos. Esse processo pressupõe uma análise epistemológica do conteúdo redox, das concepções alternativas comuns, dos materiais curriculares, dos objetivos dos alunos, dos propósitos de ensino desse conteúdo e das estratégias de ensino para que, a seguir, a seleção, adaptação e planejamento de atividades didáticas possam acontecer. As aulas planejadas serão aplicadas em contextos reais nas escolas campo e todo o processo de planejamento, intervenção e aplicação será registrado em áudio e vídeo. Os dados serão coletados por meio dos registros audiovisuais, questionários, entrevistas semiestruturadas e Representações de Conteúdo (CoRes). A análise será baseada na documentação do desenvolvimento do PCK desses licenciandos utilizando a análise de conteúdo, por meio das categorias do modelo de conhecimento base de Grossman e as categorias do modelo de PCK de Park e Oliver. Este trabalho pretende documentar o desenvolvimento do conhecimento docente de licenciandos em formação inicial no contexto do PIBID ao longo de suas trajetórias como bolsistas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA, KEYSY S. C.; FERNANDEZ, CARMEN. THE RELIABILITY OF AN INSTRUMENT TO MEASURE TEACHER KNOWLEDGE FROM THE PERSPECTIVE OF LEARNERS IN THE CONTEXT OF PIBID. PROBLEMS OF EDUCATION IN THE 21ST CENTURY, v. 76, n. 1, p. 69-86, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.