Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto da renda familiar e da escolaridade dos país no desempenho escolar do aluno: uma análise empírica de correlação baseada nos dados atuais do SARESP

Processo: 16/02138-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 15 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração Pública
Pesquisador responsável:Camila Fernanda Bassetto Sampaio
Beneficiário:Bruna Christina Battissacco
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Administração da educação   Rendimento escolar   Escolaridade   Renda familiar   Indicadores socioeconômicos   Inquéritos e questionários   Pesquisa empírica

Resumo

O presente estudo tem como propósito apresentar os atuais cenários familiar, no que se refere à renda e ao nível de instrução dos pais, dos alunos matriculados na terceira série do Ensino Médio da rede pública estadual que participaram das últimas edições do SARESP. É objetivo desta pesquisa também realizar uma análise de correlação empírica entre o desempenho em matemática com a renda familiar e o grau de escolaridade dos pais a fim de verificar a existência de relações diretas entre tais indicadores. Para alcançar tal objetivo, serão consideradas as notas obtidas nas provas de matemática no SARESP entre os anos de 2010 e 2014, disponibilizadas pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo - SEE/SP, além do questionário socioeconômico respondido pelos pais dos alunos participantes da avaliação. A partir da organização, por meio de tabelas e gráficos, e da interpretação dos dados, espera-se proporcionar uma visão panorâmica sobre o atual cenário familiar do aluno do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino, considerando a renda e o nível de instrução dos pais. Com os resultados obtidos da análise empírica de correlação, buscar-se-á identificar quais níveis de proficiência são correlacionados, positiva ou negativamente, com a renda familiar e o grau de instrução dos pais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)