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A construção curricular do Liceu literário português no Segundo Reinado no Brasil

Processo: 16/00923-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Alexandro Henrique Paixão
Beneficiário:Hiago Vaccaro Malandrin
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Sociologia educacional

Resumo

Este projeto propõe conhecer a composição curricular presente no Liceu Literário Português do Rio de Janeiro, durante o final do Império Brasileiro, pensando-o como fruto da necessidade da construção de um currículo a fim de atender determinadas demandas sociais da época. Trata-se, a princípio, de uma análise do desenrolar das reformas políticas voltadas à função da educação nesse período, partindo, posteriormente, ao estudo da evolução do currículo escolar do Liceu Português no Município da Corte. Portanto, cabe observar a organização didático-curricular do citado estabelecimento no período do Segundo Reinado do Brasil, buscando identificar a trajetória de sua composição curricular. O projeto estará pautado em fontes primárias constituídas pelos arquivos do Liceu Literário Português e em fontes secundárias representadas pelos estudos realizados acerca do tema em diferentes instituições nesse mesmo período histórico, estabelecendo paralelos entre o currículo do Liceu e dos demais estabelecimentos de ensino que coexistiram até o final do Império.