Busca avançada
Ano de início
Entree

"Efeitos do Plasma Rico em Fibrina associado ou não a enxerto ósseo xenógeno na regeneração óssea de defeitos de tamanho crítico em calvária de ratas ovariectomizadas. estudo histomorfométrico, microtomográfico e imunohistoquímico."

Processo: 16/04189-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Michel Reis Messora
Beneficiário:Ana Carolina Basso Engler Pinto
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Periodontia   Enxerto ósseo   Transplante ósseo   Fibrina   Regeneração óssea   Osteoporose

Resumo

O propósito deste estudo será avaliar a influência do Plasma Rico em Fibrina (PRF) associado ou não a um enxerto ósseo xenógeno na regeneração óssea de defeitos de tamanho crítico (DTC) criados cirurgicamente em calvárias de ratas ovariectomizadas. 32 ratas serão divididas em 4 grupos: C, PRF, XENO e PRF-XENO. Os animais serão submetidos a um procedimento de ovariectomia bilateral no início do estudo. Após 3 meses, um DTC de 5 mm de diâmetro será criado na calvária de cada animal. No Grupo C, o defeito será preenchido somente com coágulo sanguíneo. No Grupo PRF, o defeito será preenchido com PRF. No Grupo XENO, o defeito será preenchido com um enxerto ósseo xenógeno. No Grupo PRF-XENO, o defeito será preenchido com um enxerto ósseo xenógeno associado ao PRF. Todos os animais serão submetidos à eutanásia em 4 semanas pós-operatórias. Para análise do processo de cicatrização óssea nos DTC criados, serão avaliados: i) densidade óssea mineral e microarquitetura óssea por meio de análises microtomográficas; ii) quantidade de osso neoformado e perfil histopatológica do tecido ósseo por meio de análises histomorfométricas; iii) expressão de Fator de crescimento endotelial vascular, Antígeno nuclear de proliferação celular, Fator de transcrição relacionado a Runx-2, Osteocalcina, Osteopontina e Proteína Morfogenética Óssea-2 por meio de análises imunohistoquímicas. As diferenças intergrupos serão avaliadas por meio de testes estatísticos paramétricos ou não paramétricos adequados, considerando-se o nível de significância de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ENGLER-PINTO, ANA; SIESSERE, SELMA; CALEFI, ANA; OLIVEIRA, LUIZ; ERVOLINO, EDILSON; DE SOUZA, SERGIO; FURLANETO, FLAVIA; MESSORA, MICHEL REIS. Effects of leukocyte- and platelet-rich fibrin associated or not with bovine bone graft on the healing of bone defects in rats with osteoporosis induced by ovariectomy. Clinical Oral Implants Research, v. 30, n. 10 JULY 2019. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINTO, Ana Carolina Basso Engler. Efeitos da fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF) associada ou não a enxerto ósseo bovino na cicatrização de defeitos ósseos em ratas com osteoporose induzida por ovariectomia. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.