Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos comerciais, monetização e alfabetização no Mediterrâneo e no Oriente Próximo: inovação social e inibição institucional do comércio fenício

Processo: 15/26909-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia - Arqueologia Histórica
Pesquisador responsável:Maria Cristina Nicolau Kormikiari
Beneficiário:Eleftheria Pappa
Instituição-sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/01268-0 - Pesquisa bibliográfica, reconhecimento de topografia e conhecimento de cultura material na Ibéria, BE.EP.PD
Assunto(s):Comércio   Fenícios   Mediterrâneo   Alfabetização

Resumo

O projeto vai examinar a propagação do alfabeto no Mediterrâneo Ocidental a partir da recente perspectiva que busca a função da alfabetização dentro da economia fenícia. Ele vai determinar como as transações de comércio fenícias, baseadas no mercado, foram realizadas e se a alfabetização desempenhou algum papel em essas. O projeto tem o potencial de mudar pontos de vista atuais sobre dois problemas importantes: (1) a popularização súbita da alfabetização (cerca de 830-700 a.C.) (2) o aumento da monetização da economia fenícia, apesar da (aparente) falta de moeda. A inovação reside no exame da causalidade potencial entre as formas de moeda e de alfabetização nas zonas de comércio fenício, buscando o papel institucional que a alfabetização teve no âmbito das transações comerciais.A investigação irá utilizar evidência arqueológica e epigráfica para testar a seguinte hipótese: um tipo de comércio baseado no mercado usando fenomenalmente comércio de permuta, mas na verdade empregando registros escritos de transações, com base em medidas comuns de valor, estabelecidas em peso metal (prata), oferece uma explicação para as práticas monetárias fenícias no exterior. Assim, o papel funcional que a escrita teve dentro do sistema comercial fenício explicaria tanto a propagação rápida da alfabetização nas regiões mediterrânicas tocadas por redes comerciais fenícias (por exemplo Península Ibérica) quanto a ausência de uma forma física de moeda fenícia. O resultado será uma monografia detalhando um novo modelo de práticas monetárias na Antiguidade empregadas no comércio com base no mercado e sua relação com a alfabetização no primeiro milênio antes de Cristo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAPPA, ELEFTHERIA. THE METROLOGICAL SYSTEM OF THE FINAL BRONZE AGE BALANCE WEIGHTS AND THE PRE-ROMAN COINAGE OF ATLANTIC IBERIA: A SHARED SYRIAN STANDARD?. JOURNAL OF ANCIENT HISTORY AND ARCHAEOLOGY, v. 6, n. 1, p. 60-80, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.