Busca avançada
Ano de início
Entree

Geração automática de suítes de teste para aplicativos móveis usando teste baseado em buscas

Processo: 15/26044-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 18 de julho de 2016
Vigência (Término): 17 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Marcelo Medeiros Eler
Beneficiário:Marcelo Medeiros Eler
Anfitrião: Gordon Fraser
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Sheffield, Inglaterra  
Assunto(s):Engenharia de software   Teste e avaliação de software   Detecção de falhas   Aplicativos móveis

Resumo

Aplicativos móveis representam um imenso mercado de software que ainda está em crescimento. Em um ambiente em que usuários têm muitas opções de aplicativos para adquirir, qualquer falha apresentada pode significar o fracasso de um aplicativo. Os danos econômicos causados por problemas de software em aplicativos móveis é enorme, e só são ofuscados pela ameaça representada pelo aumento do uso de aplicativos em cenários críticos de segurança. A resposta tradicional dos engenheiros de software a esses problemas é o teste de software. Entretanto, aplicativos móveis apresentam diferentes desafios neste contexto. As técnicas atuais que geram automaticamente dados de teste para aplicativos móveis possuem sérias limitações quando precisam gerar dados de teste para simular interações do usuário com o aplicativo (dados do usuário, toque, toque duplo, toque longo, gestos), interações com o ambiente (sensores, câmera, GPS), eventos externos (sistema operacional e outros aplicativos), e configurações múltiplas (propriedades de diferentes dispositivos móveis e sistemas operacionais). Nossa proposta para tratar esses problemas é desenvolver uma abordagem de teste baseado em buscas em que os testes das complexas interações (dos usuários e do ambiente) com o aplicativo são gerados automaticamente. A geração desses testes será guidada por heurísticas de busca que tem o objetivo de cobrir critérios da técnica de teste funcional e estrutural. As abordagens de teste desenvolvidas neste projeto irão apoiar desenvolvedores e fornecedores de aplicativos em aumentar a qualidade de seus produtos. Além disso, os resultados desta proposta também servirá de base para futuras pesquisas na área. Os objetivos ambiciosos deste projeto de pesquisa são possíveis de serem alcançados em razão da combinação da experiência do proponente deste projeto e da instituição que o receberá no exterior, que possui um histórico de sucesso no desenvolvimento de abordagens baseadas em buscas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Bolsista da FAPESP tem pesquisa premiada pelo Facebook 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPOS, JOSE; GE, YAN; ALBUNIAN, NASSER; FRASER, GORDON; ELER, MARCELO; ARCURI, ANDREA. An empirical evaluation of evolutionary algorithms for unit test suite generation. INFORMATION AND SOFTWARE TECHNOLOGY, v. 104, p. 207-235, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.