Bolsa 15/20236-4 - Música contemporânea, Análise musical - BV FAPESP
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As técnicas estendidas e os novos paradigmas de agenciamento do material sonoro

Processo: 15/20236-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2020
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Silvio Ferraz Mello Filho
Beneficiário:Sergio Kafejian Cardoso Franco
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/15484-1 - Novos desenvolvimentos tecnológicos em sistemas de musica eletroacústica interativos, BE.EP.PD
Assunto(s):Música contemporânea   Análise musical   Técnica musical   Composição musical   Processamento digital de sinais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise musical | composição | música contemporânea | processamentos digitais | técnicas estendidas | Composição e análise

Resumo

Visando compreender como as sonoridades advindas das técnicas estendidas - sejam elas acústicas ou eletrônicas - transformaram os processos composicionais, este projeto objetiva desenvolver uma série de obras que tenham como prerrogativa a exploração dos novos modelos de estratégias composicionais surgidos em decorrência desta mutação do material sonoro. O projeto partirá da análise das estratégias de construção musical de obras selecionadas do repertório nacional e internacional nas quais o foco é a exploração das técnicas estendidas, para, em um segundo momento, formalizar e dar consequência a estas estratégias em uma série autoral de obras. O projeto está previsto para ter a duração de dois anos e dois meses, incluindo o estágio de pesquisa no exterior. A primeira fase terá a duração de oito meses e consistirá nas análises das estratégias composicionais presentes nas obras: temA (Helmut Lachenmann); Come vengono prodotti gli inca incantesimi? (Salvatore Sciarrino); Altreschegge di canto (Salvatore Sciarrino); Sei quartetti brevi (Salvatore Sciarrino). As análises se darão através das ferramentas analíticas desenvolvidas por compositores como Silvio Ferraz, Didier Guigue, Salvatore Sciarrino, além de estratégias desenvolvidas pelo pesquisador durante o projeto. Nesta fase serão importantes pontos de avaliação: eficácia dos novos modelos de gerenciamento de material composicional aportadas pelas novas sonoridades exploradas pelo pesquisador; eficácia das ferramentas analíticas desenvolvidas pelo autor. A segunda fase consiste no estágio de pesquisa, com duração de doze meses, junto ao BC-CCM (Brooklin College - Center for Computer Music), centro de excelência em pesquisa da The City University of New York. Nesta fase da pesquisa, o foco será lançado sobre as novas possibilidades de produção e agenciamento de material sonoro advindo das tecnologias de transformação em tempo real. Em especial, será examinado como o uso da tecnologia está transformando os projetos estéticos e poiéticos da criação musical contemporânea, assim como quais transformações estão tomando forma na relação entre compositor, intérprete e performance. Nesta fase, esperam-se concluir um aplicativo de produção e manipulação sonora para uso em tempo real, e, ao menos, duas obras que explorem estes novos potenciais. Este estágio de pesquisa será composto de três etapas. A primeira etapa consistirá na realização de experimentos de funcionalidade e adequabilidade de ferramentas de processamentos eletroacústicos. A seleção das ferramentas do aplicativo seguirá os critérios de: qualidade técnica dos resultados de seus processamentos; flexibilidade e agilidade na manipulação dos parâmetros que determinam seus processamentos; potencial de interação com as outras ferramentas do aplicativo. A avaliação dos resultados desta fase se dará mediante a eficácia das novas tecnologias abordadas em construir um discurso no qual os modelos de agenciamento do material se estabeleçam nas bases colocadas por esta pesquisa. A terceira fase, que terá a duração de seis meses, consistirá: na apresentação dos resultados obtidos durante o estágio no exterior; na realização das análises das estratégias composicionais da obra No hay caminos, hay que caminar..Andrej Tarkowsky (Luigi Nono); na formalização de seus resultados em forma de uma obra que envolva as duas modalidades de sonoridades estendidas investigadas nas duas fases anteriores. No Brasil, o presente projeto será realizado em colaboração como Departamento de Música da Universidade de São Paulo - em especial com a disciplina Performance de Música dos Séculos XX e XXI coordenados pelos professores Luis Antonio Eugênio Afonso, Ricardo Bologna, Eliana Tokeshi e Silvio Ferraz, com o grupo de pesquisa Escritas do Tempo: Estratégias Composicionais, coordenado pelo professor Silvio Ferraz. O projeto também colaborará com as pesquisas realizadas na Universidade Federal de Uberlândia, e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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