Busca avançada
Ano de início
Entree

A pesquisa científica atual em sala de aula: contribuições da divulgação científica produzida por cientistas do CERN

Processo: 16/09398-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Marcelo Gameiro Munhoz
Beneficiário:Miriam Alves Dias Santana
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/04583-8 - Física nuclear de altas energias no RHIC e LHC, AP.TEM
Assunto(s):Divulgação científica   Ensino e aprendizagem   Física de partículas   Conhecimento científico   Construção do conhecimento

Resumo

O presente plano possui por finalidade promover a interação entre universidade e escola pública através de ações de intervenção em salas de aula. Assim, seu objetivo central é a construção e implementação, por meio da colaboração entre professores universitários e da escola básica, de atividades didáticas voltadas ao ensino-aprendizagem de Física de Partículas. Em especial, pretende-se debater o papel dos grandes laboratórios, da cooperação científica e da análise em grandes escalas na construção do conhecimento científico contemporâneo. As situações de aprendizagem terão como base os materiais produzidos no contexto do Masterclasses Hands On Particle Physics, evento promovido pelo laboratório CERN e realizado, entre outras instituições, no Instituto de Física da USP, organizado pelos pesquisadores participantes deste projeto temático. Espera-se que essas atividades possam trazer conhecimento e debates sobre a física de partículas e, ao mesmo tempo, ser um instrumento relevante de reflexão para os participantes do projeto acerca da potencialidade da aproximação entre cientistas e escola básica na melhoria da educação científica. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.