Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da relação ideal dos aminoácidos essenciais para aves de postura pelo método da deleção

Processo: 16/00536-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Nilva Kazue Sakomura
Beneficiário:Letícia Soares
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/25761-4 - Modelagem da produção e das exigências nutricionais de aves e peixes, AP.TEM
Assunto(s):Avicultura   Aves poedeiras

Resumo

O objetivo deste estudo será determinar a relação ideal de aminoácidos (AA) essenciais (lisina, metionina+cistina, treonina, triptofano, isoleucina, leucina, histidina, fenilalanina+tirosina, glicina+serina, valina e arginina) para poedeiras nas fases de crescimento (inicial, cria, recria) e produção (pico da produção de ovos) pelo método da deleção. Na primeira etapa, serão determinadas a exigência de nitrogênio para mantença (NMR) e o máximo potencial de retenção de nitrogênio (NRmaxT). Serão conduzidos quatro ensaios de balanço de nitrogênio, um para cada período, com 56 aves cada. O delineamento será inteiramente casualizado (DIC) com sete tratamentos e oito repetições de uma ave cada. Os tratamentos serão dietas com níveis graduais de nitrogênio formuladas pela técnica da diluição. Os períodos experimentais serão cinco dias de adaptação as dietas, e um total de 10 dias de coleta de excreta na fase de crescimento e 20 dias de coleta de excreta e ovos na fase de produção. Nos ensaios serão mensurados o nitrogênio ingerido (NI), excretado (NEX) e depositado (ND=NI-NEX). Na fase de produção também será determinado o nitrogênio na massa de ovo (NEM). O nitrogênio retido (NR) será calculado pela soma destes (NR=ND+NMR no crescimento e NR=ND+NEM+NMR na fase de produção). O NMR será obtido pela relação exponencial entre NI e NEX, sendo o NMR obtido quando NI=0. O NRmaxT será determinado por uma função exponencial entre NR e NI, sendo o NRmaxT o ponto máximo da função. Na segunda etapa, será determinada a relação ideal entre os aminoácidos essenciais (IAAR) para poedeiras nas mesmas fases. Os períodos experimentais serão os mesmos definidos anteriormente. Serão conduzidos quatro ensaios, um para cada período, com 96 aves cada. O delineamento será um DIC com 12 tratamentos e oito repetições de uma ave cada. Os tratamentos serão uma dieta controle positivo (CP) e 11 diferentes dietas com deficiência de 30% no AA teste para as fases de crescimento e 55% para as aves em produção. Para a formulação das dietas deficientes, a dieta CP será diluída com amido para atender 70% e 45% das exigências e novamente suplementada para atender os mesmos níveis da dieta CP, exceto o AA a ser testado que permanecerá deficiente. Serão obtidas as mesmas variáveis definidas anteriormente. Com base nas informações obtidas nos dois ensaios, serão calculadas as eficiências de utilização de cada AA (bc-1) e a IAAR será obtida pela divisão do bc-1 da lisina e o bc-1 dos demais AA teste.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOARES, LETICIA; SAKOMURA, NILVA KAZUE; DE PAULA DORIGAM, JULIANO CESAR; LIEBERT, FRANK; DO NASCIMENTO, MARIANA QUINTINO; KOCHENBORGER FERNANDES, JOAO BATISTA. Nitrogen maintenance requirements and potential for nitrogen retention of pullets in growth phase. JOURNAL OF ANIMAL PHYSIOLOGY AND ANIMAL NUTRITION, v. 103, n. 4, p. 1168-1173, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.
SOARES, LETICIA; SAKOMURA, NILVA KAZUE; DORIGAM, JULIANO CESAR DE PAULA; LIEBERT, FRANK; SUNDER, ANGELA; DO NASCIMENTO, MARIANA QUINTINO; LEME, BRUNO BALBINO. Optimal in-feed amino acid ratio for laying hens based on deletion method. JOURNAL OF ANIMAL PHYSIOLOGY AND ANIMAL NUTRITION, v. 103, n. 1, p. 170-181, JAN 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOARES, Letícia. Relação ideal dos aminoácidos essenciais para poedeiras em crescimento e produção. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.