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Avaliação da qualidade da educação ofertada aos alunos público alvo da educação especial em escolas públicas da Comarca de Bauru

Processo: 16/10283-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Angélica Maria Teodoro Cunha
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/22397-5 - Avaliação da qualidade da educação ofertada aos alunos público alvo da educação especial em escolas públicas da Comarca de Bauru, AP.R
Assunto(s):Educação especial

Resumo

A Educação Inclusiva é um campo e um movimento que discute como a diferença é tratada e compreendida pela escola e pelos professores. O direito de todos à educação e o direito à diferença são pontos de partida para a efetivação deste processo, que deverá ser avaliado constantemente buscando-se a melhoria da qualidade do ensino. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade da educação para os estudantes público alvo da educação especial (PAEE), considerando os documentos existentes, as práticas desenvolvidas, a formação continuada ofertada e a validade social dos envolvidos. Para tal, será utilizada a pesquisa-ação-colaborativa em que participarão pesquisadores de três universidades da Comarca de Bauru/SP, bem como voluntários, representantes do ministério público e dos sistemas de ensino, professores, equipe gestora, alunos PAEE, demais alunos, pais de estudantes PAEE, cuidadores, e demais funcionários das escolas envolvidas (estadual e municipal). Os procedimentos para a coleta de dados seguirão quatro etapas: a) seleção e tratamento dos documentos; b) Sorteio das escolas a serem avaliadas in loco (amostra representativa) de cada um dos sistemas de ensino; c) planejamento e oferta da formação continuada; e d) avaliação do curso de Formação Continuada. Espera-se dessa forma, contribuir com subsídios quanto à oferta da educação especial junto às escolas em avaliação, buscando atender à solicitação do Ministério Público visando os devidos encaminhamentos jurídicos, bem como, melhorar a oferta dos serviços aos alunos PAEE da Comarca de Bauru, além da possibilidade de planejar, implementar e avaliar um curso de formação continuada para professores visando melhorar o atendimento educacional especializado e as práticas pedagógicas desenvolvidas na classe comum, que poderão fomentar políticas, práticas e culturas mais inclusivas em outras comarcas.