Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistência das partículas de agregados graúdos naturais e sua influência no comportamento mecânico do concreto

Processo: 16/02902-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Sérgio Cirelli Angulo
Beneficiário:Natália Vieira da Silva
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Módulo de elasticidade   Resistência dos materiais   Agregados   Propriedades mecânicas   Concreto

Resumo

A proposta busca avaliar as propriedades mecânicas dos agregados graúdos comercializados na cidade de São Paulo e sua influência no comportamento mecânico do concreto. Será desenvolvido um método para obtenção da resistência à compressão, módulo de elasticidade e energia de fratura das partículas de agregados. O método será desenvolvido através da utilização de materiais de referência e de comparações com resultados de ensaios já conhecidos na literatura (indentação instrumentada e energia de fratura no impacto). Os agregados analisados neste estudo serão submetidos à separação por densidade e para cada faixa de densidade serão determinadas as propriedades mecânicas através do método proposto. Serão confeccionados concretos com agregados de menor resistência que a pasta de cimento, variando as proporções desses agregados menos resistentes na formulação do concreto, de forma a avaliar a influência no comportamento mecânico dos concretos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANGULO, SERGIO C.; SILVA, NATALIA V.; LANGE, DAVID A.; TAVARES, LUIS MARCELO. Probability distributions of mechanical properties of natural aggregates using a simple method. CONSTRUCTION AND BUILDING MATERIALS, v. 233, FEB 10 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Natália Vieira da. Método de determinação de resistência à  tração e módulo de elasticidade de partí­culas de agregados graúdos naturais.. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.