Busca avançada
Ano de início
Entree

Buracos negros: espalhamento, superradiância e estabilidade

Processo: 16/00384-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Maurício Richartz
Beneficiário:Thiago Assumpção
Instituição-sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/09357-9 - Física e geometria do espaço-tempo, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):17/10641-4 - Superradiância e estabilidade em sistemas não-axissimétricos, BE.EP.MS
Assunto(s):Relatividade geral   Superradiância   Buracos negros   Modos quasinormais

Resumo

Os teoremas de unicidade de buracos negros afirmam que, na Relatividade Geral, buracos negros são caracterizados por apenas três parâmetros: sua massa M, sua carga Q, e seu momento angular J. Recentemente, no entanto, Herdeiro e Radu demonstraram numericamente a existência de buracos negros com cabelo escalar e possível relevância astrofísica se algumas das hipóteses desses teoremas são relaxadas. Esse trabalho foi inspirado na análise linear de Hod sobre a existência de nuvens escalares em torno de buracos negros de Kerr, e está relacionado ao fenômeno da superradiância. Em vista disso, propõe-se um estudo detalhado e sistemático do espalhamento ondulatório por buracos negros. Em particular, o estudante analisará o fenômeno da superradiância, as nuvens escalares e os modos quasinormais de buracos negros. Entre os objetivos desse projeto de mestrado estão uma análise acerca da estabilidade de buracos negros com cabelo escalar e o cálculo de seus modos quasinormais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASSUMPCAO, THIAGO; CARDOSO, VITOR; ISHIBASHI, AKIHIRO; RICHARTZ, MAURICIO; ZILHAO, MIGUEL. Black hole binaries: Ergoregions, photon surfaces, wave scattering, and quasinormal modes. Physical Review D, v. 98, n. 6 SEP 18 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.