Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência dos fluidos para terapia renal no desenvolvimento de biofilmes bacterianos

Processo: 16/05287-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Regina Helena Pires
Beneficiário:Patricia Silva Bianchi Costa
Instituição-sede: Coordenadoria Adjunta de Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Diálise renal   Biofilmes   Escherichia coli   Pseudomonas aeruginosa   Staphylococcus epidermidis   Microscopia eletrônica de varredura   Microscopia confocal

Resumo

Bactérias possuem a capacidade de formar comunidades estruturadas que quando associadas às superfícies denominam-se biofilmes. Diversos fatores contribuem para a formação do biofilme, como o tipo de células presentes no líquido ao qual a superfície está exposta, a velocidade do fluxo deste líquido através da superfície, as propriedades físico-químicas da superfície, a composição nutricional do meio, disponibilidade de oxigenação e temperatura. Entretanto, estudos abrangendo biofilmes em microambientes nosocomiais tais como circuito hídrico de Serviços de hemodiálise ou máquinas de hemodiálise são pouco encontrados na literatura. Assim, este estudo propõe avaliar a capacidade de formação de biofilme pelas bactérias Escherichia coli (5 cepas), Pseudomonas aeruginosa (41 cepas), e Staphylococcus epidermidis (11 cepas) em em quatro fluidos (dialisato, dialisato com glicose, tampão ácido e tampão básico) e em meio de cultura padronizado. Serão utilizadas cepas provenientes de circuito hídrico de um Serviço de Hemodiálise e cepas referência. A formação de biofilme será monitorada por ensaios padronizados em microplacas de 96 poços a 37 °C por 24h. A metodologia do cristal violeta quantificará a biomassa dos biofilmes. A microscopia eletrônica de varredura evidenciará a morfologia e a topografia dos biofilmes, enquanto que a microscopia confocal a laser auxiliará na evidenciação da matriz e na determinação da espessura dos mesmos. O estudo poderá colaborar com informações e conhecimentos a fim de integrar bactérias na forma de biofilmes nas padronizações de águas utilizadas em Serviços de diálise pelos órgãos regulatórios, pois estas são focadas apenas em bactérias na forma livre de crescimento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, P. S. B.; OLIVEIRA, L. T.; PEDROSO, R. S.; TOSTA, P. O.; MARTINS, C. H. G.; JAMUR, M. C.; PIRES, R. H. Single-species (bacterial, fungal, or mycobacterial) biofilms or dual-species (mycobacterial-fungal) biofilms formed in dialysis fluids. DIAGNOSTIC MICROBIOLOGY AND INFECTIOUS DISEASE, v. 96, n. 3 MAR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.