Bolsa 16/00450-4 - Alunos, Escola pública - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação dos alunos na gestão da escola pública

Processo: 16/00450-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de março de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Vanda Moreira Machado Lima
Beneficiário:Mariana Aparecida de Almeida Laurentino
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Alunos   Escola pública   Participação social   Gestão de qualidade   Gestão democrática da educação   Qualidade da educação   Administração da educação   Democracia participativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alunos | escola pública | Gestão Democrática | Participação | Qualidade do Ensino | Gestão educacional

Resumo

Esta pesquisa intitulada como "Participação dos alunos na gestão da escola pública", surgiu a partir de uma inquietação no envolvimento com pesquisas e estágio curricular supervisionado em gestão educacional em escolas públicas, no qual me questionava a respeito da participação dos alunos nas atividades da escola, como momento ímpar de formação cidadã. Esta pesquisa tem como objetivo investigar a participação dos alunos na gestão da escola pública do ciclo I do ensino fundamental. Para alcançar tais objetivos desenvolveremos uma pesquisa qualitativa, pois elas são significativas em retratar a complexidade do cotidiano, no nosso caso o escolar. Nossos objetivos nos direcionaram a optar como instrumentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, observação participante e entrevista semiestruturada. Na pesquisa bibliográfica a busca por subsídios teóricos que fundamentarão todo o estudo. Para a realização da observação/participação identificaremos junto a equipe gestora das escolas públicas municipais de Martinópolis, estado de São Paulo, algumas atividades desenvolvidas que enfatizem a participação dos alunos na gestão da escola. Desenvolveremos a entrevista semiestruturada com membros da equipe gestora, professores, funcionários e alunos que aceitem participar da pesquisa nas escolas selecionadas. Para análise dos resultados utilizaremos a análise documental para os documentos da escola pesquisada e para a pesquisa bibliográfica. E a análise de conteúdo para o registro escrito das observações e transcrições das entrevistas semiestruturadas. Pretendemos ao final da pesquisa compreender como a gestão democrática mediante a participação pode auxiliar a formação cidadã dos alunos da escola do ciclo I do ensino fundamental. Afinal os alunos aprendem democracia e participação se vivenciarem situações que envolvam esses conceitos na escola de educação básica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)