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Participação dos alunos na gestão da escola pública

Processo: 16/00450-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Vanda Moreira Machado Lima
Beneficiário:Mariana Aparecida de Almeida Laurentino
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Alunos   Escola pública   Participação social   Gestão de qualidade   Gestão democrática da educação   Qualidade da educação   Administração da educação   Democracia participativa

Resumo

Esta pesquisa intitulada como "Participação dos alunos na gestão da escola pública", surgiu a partir de uma inquietação no envolvimento com pesquisas e estágio curricular supervisionado em gestão educacional em escolas públicas, no qual me questionava a respeito da participação dos alunos nas atividades da escola, como momento ímpar de formação cidadã. Esta pesquisa tem como objetivo investigar a participação dos alunos na gestão da escola pública do ciclo I do ensino fundamental. Para alcançar tais objetivos desenvolveremos uma pesquisa qualitativa, pois elas são significativas em retratar a complexidade do cotidiano, no nosso caso o escolar. Nossos objetivos nos direcionaram a optar como instrumentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, observação participante e entrevista semiestruturada. Na pesquisa bibliográfica a busca por subsídios teóricos que fundamentarão todo o estudo. Para a realização da observação/participação identificaremos junto a equipe gestora das escolas públicas municipais de Martinópolis, estado de São Paulo, algumas atividades desenvolvidas que enfatizem a participação dos alunos na gestão da escola. Desenvolveremos a entrevista semiestruturada com membros da equipe gestora, professores, funcionários e alunos que aceitem participar da pesquisa nas escolas selecionadas. Para análise dos resultados utilizaremos a análise documental para os documentos da escola pesquisada e para a pesquisa bibliográfica. E a análise de conteúdo para o registro escrito das observações e transcrições das entrevistas semiestruturadas. Pretendemos ao final da pesquisa compreender como a gestão democrática mediante a participação pode auxiliar a formação cidadã dos alunos da escola do ciclo I do ensino fundamental. Afinal os alunos aprendem democracia e participação se vivenciarem situações que envolvam esses conceitos na escola de educação básica. (AU)