Busca avançada
Ano de início
Entree

Tradução, adaptação cultural e avaliação das propriedades psicométricas do questionário Iconographical Falls Efficacy Scale (Icon-FES)

Processo: 15/23884-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Marcia Rodrigues Franco Zambelli
Beneficiário:Bianca Yumie Eto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Geriatria   Fisioterapia   Acidentes por quedas   Adaptação cultural   Psicometria   Escalas (psicometria)   Tradução   Inquéritos e questionários

Resumo

As quedas acometem cerca de 30% da população idosa e são consideradas um problema de saúde pública mundial, responsáveis por contribuir para os altos índices de incapacidade e mortalidade. Um dos fatores relacionados às quedas é o medo de cair, que pode ser a causa ou a consequência das mesmas. Até o momento, a Falls Efficacy Scale - International (FES-I) tem sido considerada a melhor escala para avaliar o medo de cair. Recentemente um grupo de pesquisadores australianos, que são colaboradores deste projeto, desenvolveram a Iconographical Falls Efficacy Scale (Icon-FES), uma escala que avalia o medo de cair de forma inovadora, através da utilização de imagens ilustrativas das atividades e situações cotidianas do idoso. Através do uso de imagens é possível identificar as diferentes situações que predispõe a quedas de forma mais clara, o que facilita o processo de avaliação e aumenta as chances de todos os participantes do estudo estarem considerando a mesma situação. Estudos prévios mostram que a Icon-FES tem excelentes propriedades psicométricas e correlação moderada com a FES-I. Dentre as vantagens da Icon-FES em comparação com a FES-I vale destacar: a inclusão de atividades que exigem mais do equilíbrio dos idosos, dados com distribuição normal e sua capacidade de avaliar o medo de cair em idosos mais ativos ou independentes. O objetivo do presente estudo será realizar a tradução transcultural da escala Icon-FES para a língua portuguesa do Brasil e analisar as propriedades psicométricas de reprodutividade, consistência interna, erro padrão da medida, mudança mínima detectável e efeito teto e solo. A tradução do Icon-FES para a língua portuguesa do Brasil possibilitará a comparação dos resultados das pesquisas realizadas no Brasil com a literatura internacional.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCO, MARCIA RODRIGUES; PINTO, RAFAEL ZAMBELLI; DELBAERE, KIM; ETO, BIANCA YUMIE; FARIA, MAIRA SGOBBI; AOYAGI, GIOVANA AYUMI; STEFFENS, DANIEL; PASTRE, CARLOS MARCELO. Cross-cultural adaptation and measurement properties testing of the Iconographical Falls Efficacy Scale (Icon-FES). BRAZILIAN JOURNAL OF PHYSICAL THERAPY, v. 22, n. 4, p. 291-303, JUL-AUG 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.