Busca avançada
Ano de início
Entree

Inibição do crescimento do fungo Fusarium oxysporum f. sp. phaseoli por bactérias isoladas 12 da terra preta da Amazônia

Processo: 16/00385-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Juliane Karine Ishida
Beneficiário:Gabriela Campos Frederici
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Feijoeiro   Micro-organismos   Fusarium   Fertilizantes   Controle biológico   Microbiologia

Resumo

O feijão é um dos principais alimentos consumidos no mundo e o Brasil é um dos maiores produtores mundiais. A escolha de se estudar o feijoeiro se deve pela necessidade de encontrar técnicas de combate a patógenos que possam atacar as plantações. Uma dessas pragas é o fungo filamentoso de solo Fusarium oxysporum f.sp. phaseoli (FOP) que, ao colonizar o sistema vascular do hospedeiro, bloqueia o seu suplemento de nutrientes, levando a podridão das raízes, clorose, murchamento precoce das folhas e a redução da produção de sementes. Sabe-se que plantas são capazes de recrutar microrganismos benéficos existentes na região da sua rizosfera, o mais estudado é a interação que do leguminosas com rizóbios que funcionam como fertilizantes naturais. Este estudo irá explorar a riqueza e a diversidade microbiana encontrada na Terra Preta de índio da Amazônia (TPA) a fim de buscar outros microrganismos que possam apresentar efeito antagonístico contra o crescimento do fungo FOP. Bactérias previamente isoladas a partir da TPA serão testadas contra o fungo in vitro e in planta. Este estudo será realizado visando o desenvolvimento de um controle biológico mais efetivo contra este fungo fitopatogênico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ISHIDA, JULIANE KARINE; CALDAS, DANIELLE G. G.; OLIVEIRA, LUCAS ROBERTO; FREDERICI, GABRIELA CAMPOS; PEREIRA LEITE, LUCAS MARGATO; MUI, TSAI SIU. Genome-wide characterization of the NRAMP gene family in Phaseolus vulgaris provides insights into functional implications during common bean development. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 41, n. 4, p. 820-833, OCT-DEC 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.