Busca avançada
Ano de início
Entree

Grande mídia e comunicação sobre saúde coletiva e atenção primária: análise da experiência de produção da série televisiva "Unidade Básica".

Processo: 15/24160-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Medicina Preventiva
Pesquisador responsável:José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres
Beneficiário:Helena Lemos Petta
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação em saúde   Atenção primária à saúde   Saúde pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atenção primária | Comunicação em saúde | Saúde Coletiva | Atenção primária

Resumo

A pesquisa proposta pretende descrever e analisar a experiência de criação e execução de uma série televisiva brasileira, inédita, denominada "UNIDADE BÁSICA". A serie aborda a realidade vivida no cotidiano de uma unidade básica de saúde da periferia de São Paulo, a partir do acompanhamento de casos por médicos e equipes de saúde da família. O estudo busca explorar potencialidades e limites gerados pelo diálogo entre referenciais do campo da saúde coletiva e a comunicação em saúde na grande mídia. A pesquisa utilizará metodologia qualitativa, sendo a pesquisadora observara e participante na condição de criadora e produtora da referida série. Serão utilizadas como fontes de dados os documentos oficiais que deram início à proposta da série; os materiais elaborados a partir de oficinas de trabalho exploratórias ao tema da prática de saúde no âmbito da Atenção Primária em Saúde que serviram de base para preparação do roteiro; bem como o conteúdo audiovisual produzido ao final do projeto. Também serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com atores chave do projeto, tais como o produtor e o roteirista da série, além dos trabalhadores e gestores da saúde envolvidos no processo de construção da série. A análise do material seguirá a hermenêutica filosófica, com a busca de categorias interpretativas, através de um diálogo entre pesquisador, teoria e o material empírico coletado, buscando uma compreensão aprofundada dos sentidos e o significados produzidos.

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
La conversión de las investigaciones científicas en producciones audiovisuales 
Pesquisas científicas são convertidas em produções audiovisuais 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HELENA LEMOS PETTA; JOSÉ RICARDO DE MESQUITA AYRES; RICARDO RODRIGUES TEIXEIRA. Grande mídia e comunicação sobre Saúde Coletiva e Atenção Primária: o desafio da produção da série televisiva “Unidade Básica”. Interface (Botucatu), v. 25, . (15/24160-2)
HELENA LEMOS PETTA; JOSE RICARDO DE CARVALHO MESQUITA AYRES; RICARDO RODRIGUES TEIXEIRA. Saúde Coletiva e mídia: um diálogo que precisa continuar. Interface (Botucatu), v. 25, . (15/24160-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PETTA, Helena Lemos. Grande mídia e comunicação sobre saúde coletiva e atenção primária: análise da experiência de produção da série televisiva \Unidade Básica\. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.