Busca avançada
Ano de início
Entree

Especiação E cinética dè adsorção E dessorção dè Cd E dè Zn Èm solos dè áreas olerícolas altamente fertilizadas

Processo: 16/05870-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni
Beneficiário:Matheus Sampaio Carneiro Barreto
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/22058-9 - Adsorção e dessorção de Cd e Zn em solos tropicais altamente fertilizados, BE.EP.DR
Assunto(s):Química do solo   Mineralogia   Cinética química

Resumo

As características edáficas da maioria dos solos brasileiros oferecem limitações nutricionais ao pleno crescimento vegetal. Aplicações de calcários e de fertilizantes corrigem as limitações químicas dos solos, mas podem conter elementos potencialmente tóxicos (EPTs) que podem acumular no solo. Áreas cultivadas por olerícolas recebem altas doses de corretivos e de fertilizantes e por isso são altamente susceptíveis ao acúmulo de EPTs no solo, podendo haver transferência aos alimentos, aos animais e ao homem. Com o presente projeto objetiva-se avaliar a especiação e a cinética de sorção e de dessorção de dois EPTs no solo e o potencial risco de contaminação aos alimentos produzidos em áreas com elevadas aplicações de insumos. Serão coletadas amostras de solos de atributos mineralógicos contrastantes e de material vegetal cultivado em quatro localidades de produção de olerícolas: Piedade/SP, Mogi das Cruzes/SP, São Gotardo/MG e Guarapuava/PR, em áreas que possuem um longo histórico de fertilização. Os solos serão também amostrados em áreas adjacentes de mata natural, as quais servirão de referência por não terem recebido fertilização. A espacialização e a especiação dos EPTs nas amostras de solo serão realizadas por meio de espectroscopia de Infravermelho, fluorescência de raios X e espectroscopia de absorção de raios X por meio de Luz Síncrotron. Os resultados serão integrados por meio de análises de componentes principais e de regressão linear múltipla para obter os atributos do solo e as variáveis-respostas mais expressivas para explicar o comportamento dos EPTs no solo e sua acumulação nos tecidos vegetais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARRETO, MATHEUS SAMPAIO C.; ELZINGA, EVERT J.; ALLEONI, LUIS REYNALDO F. The molecular insights into protein adsorption on hematite surface disclosed by in-situ ATR-FTIR/2D-COS study. SCIENTIFIC REPORTS, v. 10, n. 1 AUG 10 2020. Citações Web of Science: 0.
BARRETO, MATHEUS SAMPAIO C.; ELZINGA, EVERT J.; ALLEONI, LUIS REYNALDO F. Hausmannite as potential As(V) filter. Macroscopic and spectroscopic study of As(V) adsorption and desorption by citric acid. Environmental Pollution, v. 262, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.
BARRETO, MATHEUS S. C.; ELZINGA, EVERT J.; ALLEONI, LUIS R. F. Attenuated total reflectance-Fourier transform infrared study of the effects of citrate on the adsorption of phosphate at the hematite surface. Soil Science Society of America Journal, v. 84, n. 1, p. 57-67, JAN-FEB 2020. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.