Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise global do transcriptoma de células adiposas subcutâneas primárias humanas: identificação de genes regulados por triiodotironina e irisina

Processo: 16/03242-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Celia Regina Nogueira
Beneficiário:Miriane de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Tecido adiposo   Tri-iodotironina   Transcriptoma   Endocrinologia

Resumo

A obesidade é o distúrbio metabólico mais comum no mundo, caracterizada pelo excesso de tecido adiposo (TA). A literatura apresenta, várias abordagens estratégicas para lidar com indivíduos obesos, incluindo restrição alimentar e exercício físico. Os hormônios tireoidianos, principalmente a triiodotironina (T3), são fundamentais para o controle de proliferação e diferenciação do TA. A irisina é uma proteína sintetizada e secretada no músculo esquelético de humanos e ratos, é produzida após o exercício físico e age no TA estimulando a UCP-1, assim levando a liberação de temperatura e com isso a diminuição da gordura. Tanto o T3 quanto a irisina desencadeiam ações resultando na termogênese e no consumo de energia. O presente estudo com o uso de cultura celular de adipócitos humanos tem o objetivo de identificar, por meio da análise do transcriptoma baseado no RNA-Seq, os genes up ou down regulados pela ação do T3 e/ou irisina. A ação do T3 sobre a irisina presente no TA será mensurada por Western Blot (WB). Por meio de WB será quantificada a UCP-1. O dano de DNA será analisado pela quantificação da 8-Hidroxideoxiguanosina por ELISA, além da avaliação da diferença de quantidade de lipídeos no interior das células, após os tratamentos. Os resultados dessa pesquisa fornecerão uma visão abrangente sobre a ação da triiodotironina e irisina na expressão de inúmeros genes no TA, abrindo assim caminhos para explicação da fisiopatologia da doença.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Hormônio do exercício pode modular genes relacionados à replicação do novo coronavírus, sugere estudo 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, MIRIANE; MATHIAS, LUCAS SOLLA; RODRIGUES, BRUNA MORETTO; MARIANI, BIANCA GONCALVES; GRACELI, JONES BERNARDES; DE SIBIO, MARIA TERESA; CASTRO OLIMPIO, REGIANE MARQUES; FONTES MORETTO, FERNANDA CRISTINA; DEPRA, IGOR CARVALHO; NOGUEIRA, CELIA REGINA. The roles of triiodothyronine and irisin in improving the lipid profile and directing the browning of human adipose subcutaneous cells. Molecular and Cellular Endocrinology, v. 506, APR 15 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.