Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise global do transcriptoma de células adiposas subcutâneas primárias humanas: identificação de genes regulados por triiodotironina e irisina

Processo: 16/03242-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Celia Regina Nogueira
Beneficiário:Miriane de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Tecido adiposo   Tri-iodotironina   Transcriptoma   Endocrinologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Irisina | Tecido adiposo | Transcriptoma | triiodotironina | Ucp-1 | Endocrinologia

Resumo

A obesidade é o distúrbio metabólico mais comum no mundo, caracterizada pelo excesso de tecido adiposo (TA). A literatura apresenta, várias abordagens estratégicas para lidar com indivíduos obesos, incluindo restrição alimentar e exercício físico. Os hormônios tireoidianos, principalmente a triiodotironina (T3), são fundamentais para o controle de proliferação e diferenciação do TA. A irisina é uma proteína sintetizada e secretada no músculo esquelético de humanos e ratos, é produzida após o exercício físico e age no TA estimulando a UCP-1, assim levando a liberação de temperatura e com isso a diminuição da gordura. Tanto o T3 quanto a irisina desencadeiam ações resultando na termogênese e no consumo de energia. O presente estudo com o uso de cultura celular de adipócitos humanos tem o objetivo de identificar, por meio da análise do transcriptoma baseado no RNA-Seq, os genes up ou down regulados pela ação do T3 e/ou irisina. A ação do T3 sobre a irisina presente no TA será mensurada por Western Blot (WB). Por meio de WB será quantificada a UCP-1. O dano de DNA será analisado pela quantificação da 8-Hidroxideoxiguanosina por ELISA, além da avaliação da diferença de quantidade de lipídeos no interior das células, após os tratamentos. Os resultados dessa pesquisa fornecerão uma visão abrangente sobre a ação da triiodotironina e irisina na expressão de inúmeros genes no TA, abrindo assim caminhos para explicação da fisiopatologia da doença.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, MIRIANE; MATHIAS, LUCAS SOLLA; RODRIGUES, BRUNA MORETTO; MARIANI, BIANCA GONCALVES; GRACELI, JONES BERNARDES; DE SIBIO, MARIA TERESA; CASTRO OLIMPIO, REGIANE MARQUES; FONTES MORETTO, FERNANDA CRISTINA; DEPRA, IGOR CARVALHO; NOGUEIRA, CELIA REGINA. The roles of triiodothyronine and irisin in improving the lipid profile and directing the browning of human adipose subcutaneous cells. Molecular and Cellular Endocrinology, v. 506, . (16/03242-3)
DE OLIVEIRA, MIRIANE; MATHIAS, LUCAS SOLLA; DE SIBIO, MARIA TERESA; NORONHA-MATOS, JOSE BERNARDO; COSTA, MARIA ADELINA; NOGUEIRA, CELIA REGINA; CORREIA-DE-SA, PAULO. Pitfalls and challenges of the purinergic signaling cascade in obesity. Biochemical Pharmacology, v. 182, . (16/03242-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.