Busca avançada
Ano de início
Entree

Os papéis da dieta, especiação e extinção na diversificação de aves e na montagem de redes de frugivoria

Processo: 14/03621-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Tiago Bosisio Quental
Beneficiário:Gustavo Burin Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/04072-3 - O papel das taxas de extinção e especiação e o efeito dos diferentes níveis de organização biológica na origem e manutenção da biodiversidade, AP.JP
Assunto(s):Aves   Diversificação   Macroecologia   Redes ecológicas

Resumo

Interações biológicas desempenham um papel importante na diversificação de organismos. Algumas dessas interações estão intimamente ligadas (sejam elas antagonísticas ou mutualísticas) à dieta, o que torna essa característica muito importante para a diversificação. Estudos sobre interações entre espécies tradicionalmente focam em poucas espécies, mas recentemente tornou-se possível descrever grandes redes ecológicas. Uma abordagem de redes pode aumentar a compreensão dos papéis ecológicos desempenhados por diferentes espécies, mas a pouca ênfase em abordagens evolutivas em estudos de redes biológicas nos impedem de compreender completamente como essas redes são montadas. Usando a filogenia e dados de dieta disponíveis para todas as espécies de aves (aprox. 9965 espécies), e uma grande coleção de redes de frugivoria, pretende-se investigar as consequências evolutivas da dieta nas taxas de especiação e extinção, e o papel da especiação e extinção na construção de redes ecológicas. Nós usaremos abordagens de máxima verossimilhança e bayesiana para estimar as taxas de especiação e extinção associadas a diferentes guildas de dieta. Em seguida, investigaremos especificamente se o grau de especialização a um tipo de dieta (em especial frugivoria) altera a dinâmica da diversificação. Por fim, usaremos 23 redes de frugivorya já publicadas, diferentes métricas de redes (por exemplo closeness e betweennees centrality), e estimativas das taxas de especiação e extinção para investigar de diferentes papéis ecológicos são desempenhados por espécies pertencentes a linhagens com diferentes dinâmicas de diversificação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BURIN, GUSTAVO; ALENCAR, LAURA R. V.; CHANG, JONATHAN; ALFARO, MICHAEL E.; QUENTAL, TIAGO B. How Well Can We Estimate Diversity Dynamics for Clades in Diversity Decline?. Systematic Biology, v. 68, n. 1, p. 47-62, JAN 2019. Citações Web of Science: 2.
VIEIRA DE ALENCAR, LAURA RODRIGUES; MARTINS, MARCIO; BURIN, GUSTAVO; QUENTAL, TIAGO BOSISIO. Arboreality constrains morphological evolution but not species diversification in vipers. PROCEEDINGS OF THE ROYAL SOCIETY B-BIOLOGICAL SCIENCES, v. 284, n. 1869 DEC 20 2017. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Gustavo Burin. Os papéis da dieta, especiação e extinção na diversificação de aves e na montagem de redes de frugivoria. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.