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Algoritmos ótimos para o problema de roteamento de veículos com frota heterogênea, janelas de tempo flexíveis e tempos de viagem estocásticos

Processo: 16/06566-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 25 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Vinicius Amaral Armentano
Beneficiário:Vinicius Amaral Armentano
Anfitrião: Richard William Eglese
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Lancaster University, Inglaterra  
Assunto(s):Otimização combinatória   Problemas de roteamento de veículos

Resumo

Este projeto está associado com a tese de doutorado de Ramon Faganello Fachini iniciada em 2015 sob minha orientação. O projeto trata do problema de roteamento de veículos com janelas de tempo flexíveis, tempos de viagem estocásticos, e uma frota heterogênea com um número limitado ou ilimitado de veículos. Janelas de tempo flexíveis permitem o início do serviço nos clientes com avanço ou atraso em relação as janelas de tempo com custos de penalidade. O custo de transporte compreende a distância total percorrida, o número de veículos usados e as horas extras esperadas dos motoristas. Custos de serviço correspondem aos custos de penalidade devido a violação das janelas de tempo de clientes. Para resolver este problema explora-se sua estrutura em um problema de programação estocástica inteira-mista. A mesma estrutura é explorada para resolver problemas com janelas de tempos que não podem ser violadas e tempos de viagem determinísticos.