Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e validação de uma ferramenta farmacoeconômica para a implantação da atenção farmacêutica para pacientes hipertensos no sistema público de saúde do brasil

Processo: 16/03584-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 11 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Leonardo Régis Leira Pereira
Beneficiário:Maurilio de Souza Cazarim
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/21240-0 - Desenvolvimento e validação de uma ferramenta farmacoeconômica para tomada de decisão na implantação da atenção farmacêutica para pacientes hipertensos no sistema de saúde público, BE.EP.DR
Assunto(s):Proteômica   Atenção farmacêutica   Hipertensão   Farmacoeconomia

Resumo

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é fator de risco para 9,4 milhões de mortes em todo o mundo. No Brasil, a HAS atribuiu um custo anual de aproximadamente um bilhão e meio ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Atenção Farmacêutica (ATF) é capaz de evitar complicações da HAS e reduzir custos em saúde. A análise econômica em longo prazo da ATF mostrou que o retorno líquido do investimento nesta prática farmacêutica pode chegar à R$ 3.791.111,13 em dez anos. Com a metodologia desenvolvida para essa análise foi elaborada uma ferramenta farmacoeconômica para a implementação da ATF no SUS. Contudo, para esta ferramenta tornar-se aplicável na sociedade há a necessidade de desenvolvê-la e validá-la. Em adição, é possível aprimorá-la, acrescentando a mensuração do retorno monetário ao avaliar as morbidades associadas às complicações da HAS. Este trabalho tem como objetivo desenvolver e validar a ferramenta farmacoeconômica para auxiliar a implantação da ATF no SUS incorporando Human Netwok Disease para prever o impacto epidemiológico e o retorno de investimento desta prática farmacêutica. Trata-se de um estudo farmacoeconômico com aplicação de modelagens, aninhado a uma revisão sistemática. Os dados da revisão sistemática serão tabulados e aplicados na reestruturação e desenvolvimento da ferramenta farmacoeconômica. Adicionalmente, será estruturado um modelo de Markov capaz de projetar a incidência de doenças associadas às complicações da HAS por estudos de proteômicas que abordam o Human Netwok Disease. Com isso, esta ferramenta será aprimorada para sua validação e aplicabilidade. Espera-se com a validação desta ferramenta encorajar a implementação da ATF no SUS e assim, melhorar o índice de controle pressórico entre os pacientes hipertensos, a qualidade de vida, reduzir as comorbidades e óbitos associados à HAS, despesas com custos indiretos à saúde, bem como auxiliar no planejamento e na otimização de recursos em saúde. Ainda pretende-se fomentar uma possível subárea na farmacoeconomia com a utilização da proteômica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAZARIM, MAURILIO DE SOUZA; DOS REIS, TIAGO MARQUES; COELHO DA CRUZ-CAZARIM, ESTAEL LUZIA; LEIRA PEREIRA, LEONARDO REGIS. Systematic review protocol: following PRISMA guide from Cochrane to generate evidence as treatment effect of pharmaceutical care for hypertension in primary care. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 56, 2020. Citações Web of Science: 0.
JOÃO PAULO VILELA RODRIGUES; MAURÍLIO DE SOUZA CAZARIM; SILVANA GAMA FLORENCIO CHACHÁ; ANA DE LOURDES CANDOLO MARTINELLI; LEONARDO RÉGIS LEIRA PEREIRA. Análise de custo-efetividade é uma estratégia essencial para os sistemas de saúde: as evidências de um estudo sobre terapias para hepatite C. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 2, p. -, 2020. Citações Web of Science: 0.
MAURILIO DE SOUZA CAZARIM; JOÃO PAULO VILELA RODRIGUES; PRISCILA SANTOS CALCINI; THOMAS R. EINARSON; LEONARDO RÉGIS LEIRA PEREIRA. Cost-benefit analysis of pharmacist interventions over 36 months in a university hospital. Revista de Saúde Pública, v. 54, p. -, 2020. Citações Web of Science: 0.
CRUZ-CAZARIM, ESTAEL L. C.; CAZARIM, MAURILIO S.; OGUNJIMI, ABAYOMI T.; PETRILLI, RAQUEL; ROCHA, EDUARDO M.; LOPEZ, V, RENATA F. Prospective insulin-based ophthalmic delivery systems for the treatment of dry eye syndrome and corneal injuries. EUROPEAN JOURNAL OF PHARMACEUTICS AND BIOPHARMACEUTICS, v. 140, p. 1-10, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAZARIM, Maurilio de Souza. Desenvolvimento e validação de uma ferramenta farmacoeconômica para tomada de decisão na implantação do cuidado farmacêutico para pacientes hipertensos no sistema de saúde público. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.