Busca avançada
Ano de início
Entree

Dieta e excesso de peso em adolescentes da Cidade de São Paulo - panorama da última década e interação com polimorfismos

Processo: 16/07711-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 08 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Regina Mara Fisberg
Beneficiário:Jaqueline Lopes Pereira França
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/02480-0 - Qualidade da dieta, obesidade e fatores de risco cardiometabólico em adolescentes vivendo em São Paulo e nos EUA - diferenças e semelhanças, BE.EP.DR
Assunto(s):Nutrição em saúde pública   Polimorfismo de um único nucleotídeo   Adolescentes   Dieta   Obesidade

Resumo

A prevalência de excesso de peso em adolescentes tem aumentado em paralelo com alterações no estilo de vida. A compreensão do estado nutricional ao longo do tempo e de fatores associados, como a dieta, é essencial para o desenvolvimento de ações eficazes na saúde. Além disso, há lacunas no entendimento das relações gene-dieta, que podem ser relevantes para compreender mecanismos de regulação do peso corporal, identificando indivíduos mais susceptíveis a determinada intervenção ou exposição. O objetivo do projeto é investigar a dieta, excesso de peso e os efeitos de polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) associados à adiposidade corporal em adolescentes do município de São Paulo. Serão utilizados dados do estudo transversal de base populacional ISA-Capital, com amostra probabilística de adolescentes de São Paulo nos anos de 2003, 2008 e 2015. Dados socioeconômicos, antropométricos e de estilo de vida foram coletadas em visitas domiciliares e por inquérito telefônico. Dados de consumo alimentar foram obtidos por dois recordatórios alimentares de 24 horas. Serão avaliados SNPs em/próximo a genes relacionados ao IMC em adolescentes e com interação com dieta. Tendências entre os três anos serão observadas em dados em painel, considerando a complexidade da amostra. Modelos de regressão logística serão utilizados para investigar a associação entre variáveis da dieta e SNPs com o estado nutricional. Para avaliar a relação entre os SNPs com dieta na predição do excesso de peso, serão utilizados modelos de equação estrutural.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, JAQUELINE LOPES; DOS SANTOS VIEIRA, DIVA ALIETE; GOI PORTO ALVES, MARIA CECILIA; GALVAO CESAR, CHESTER LUIS; GOLDBAUM, MOISES; FISBERG, REGINA MARA. Excess body weight in the city of SAo Paulo: panorama from 2003 to 2015, associated factors and projection for the next years. BMC PUBLIC HEALTH, v. 18, DEC 3 2018. Citações Web of Science: 1.
PEREIRA, JAQUELINE LOPES; FELIX, PAULA VICTORIA; MATTEI, JOSIEMER; FISBERG, REGINA MARA. Differences over 12 Years in Food Portion Size and Association with Excess Body Weight in the City of SAo Paulo, Brazil. NUTRIENTS, v. 10, n. 6 JUN 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANÇA, Jaqueline Lopes Pereira. Dieta, excesso de peso e fatores de risco cardiometabólico na população da cidade de São Paulo: panorama 2003 - 2015. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.