Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxas de denudação no sudeste brasileiro a partir de mensuração do isótopo cosmogênico 10Be

Processo: 16/10014-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 15 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Peter Christian Hackspacher
Beneficiário:Daniel Henrique de Souza
Supervisor no Exterior: Finlay MacLeod Stuart
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa : Scottish Universities Environmental Research Centre (SUERC), Escócia  
Vinculado à bolsa:14/14702-0 - Evolução do relevo da Bacia do Rio Sapucaí - MG: relações entre dinâmicas de longo e curto prazo no tempo geológico, BP.DR
Assunto(s):Geomorfologia   Geocronologia   Isótopos   Denudação   Serra da Mantiqueira

Resumo

presente projeto integra a pesquisa de doutorado, financiada pela FAPESP (nº 2014/14702-0), "Evolução do relevo da bacia do Rio Sapucaí - MG: relações entre dinâmicas de longo e curto prazo no tempo geológico". Tem como proposta um estágio de três meses no Scottish Universities Environmental Research Centre (SUERC), East Kilbride - Escócia. O estágio serviria a treinamento e processamento de amostras do isótopo cosmogênico 10Be, que permite estimar taxas de denudação pelo período entre 104 até 106 anos, e um aprofundamento no método, no que concerne aos modelos matemáticos e interpretação dos resultados. Na questão cientifica, o projeto tem como significado a expansão da área de estudos para a Serra do Mar, traçando um transecto linear que atravesse as principais feições geomorfológicas do sudeste brasileiro, propiciando as bases para uma análise regional de evolução do relevo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, DANIEL H.; HACKSPACHER, PETER C.; SILVA, BRUNO V.; SIQUEIRA-RIBEIRO, MARLI C.; HIRUMA, SILVIO T. Temporal and spatial denudation trends in the continental margin of southeastern Brazil. Journal of South American Earth Sciences, v. 105, JAN 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.