Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sobre a produção de etanol de segunda geração a partir de capim elefante

Processo: 16/10955-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Camila Alves de Rezende
Beneficiário:Beatriz Widmer Atta
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Capim elefante   Biocombustíveis

Resumo

A produção de etanol de segunda geração a partir da biomassa lignocelulósica pode ser a chave para aumentar a matriz energética do país de forma sustentável. O principal impedimento atual para que isto ocorra são os custos elevados das etapas de produção desse biocombustível. Assim, é importante desenvolver e aprimorar os processos de obtenção do etanol a partir da celulose para que os gastos sejam minimizados e o processo se torne viável.O processo mais conhecido de produção de etanol celulósico envolve quatro etapas: o pré-tratamento, a hidrólise, a fermentação e a purificação. O pré-tratamento é necessário para alterar a estrutura e a composição da biomassa lignocelulósica, deixando a celulose mais acessível às enzimas hidrolíticas que atuarão na etapa seguinte. Já a hidrólise enzimática é responsável por disponibilizar a glicose a partir da celulose. A fermentação é similar à que é realizada atualmente para obtenção de etanol de primeira geração, em que se utilizam leveduras para transformar açúcares em etanol.Por fim, a purificação garante que o etanol obtido esteja livre de resíduos e dentro dos parâmetros legais para ser comercializado.O objetivo deste projeto é estudar o processo de produção de etanol de segunda geração a partir de capim-elefante, que é uma biomassa abundante no Brasil e com características vantajosas para a obtenção de etanol. O projeto estará focado na otimização das etapas de pré-tratamento e de hidrólise, uma vez que essas são,atualmente, as etapas mais limitantes para o processo em termos econômicos. Serão realizados cálculos para estimar os custos de tempo, energia, reagentes e enzimas necessários, buscando aumentar ao máximo a razão entre o valor econômico que pode ser obtido com a venda dos produtos gerados e o custo do processo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REZENDE, CAMILA A.; ATTA, BEATRIZ W.; BREITKREITZ, MARCIA C.; SIMISTER, RACHAEL; GOMEZ, LEONARDO D.; MCQUEEN-MASON, SIMON J. Optimization of biomass pretreatments using fractional factorial experimental design. BIOTECHNOLOGY FOR BIOFUELS, v. 11, JUL 24 2018. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.