Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da capacidade antifúngica do óleo essencial de Lippia sidoides sobre Rhyzopus stolonifer, causador de doença pós-colheita em morangos (Fragaria spp)

Processo: 16/08772-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Marta Helena Fillet Spoto
Beneficiário:Bruna Paviani
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Antifúngicos   Morango   Óleos essenciais   Micotoxinas   Rhyzopertha dominica   Lippia   Técnicas in vitro

Resumo

É crescente o interesse em explorar o potencial de plantas nativas em diversas áreas de pesquisa. Sabe-se da capacidade antifúngica da Lippia sidoides que é nativa da caatinga brasileira, revelando diversos aspectos positivos de sua aplicação na agricultura e em etapas pós-colheita. O morango, uma fruta de importante cultivo no país, apresenta como desafio o combate às doenças provocadas por fungos desde o campo, pós-colheita e vida de prateleira, como o Rhizopus stolonifer. Desta forma, o objetivo desse trabalho é avaliar a atividade do óleo essencial de folhas de L. sidoides, e verificar a sua capacidade antifúngica no controle de R. stolonifer no morango (Fragaria spp). Testes in vitro serão realizados a fim de selecionar a melhor dose do óleo e então será realizado teste in vivo associado à película comestível (carboximetilcelulose), a fim de verificar a eficácia do óleo essencial no controle do fungo. Esse estudo irá contribuir com a demanda por pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias que favoreçam o cultivo desta cultura, a extração do óleo e a sua utilização em áreas de interesse, podendo o incluir como fungicida natural.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, J.; PARISI, M. C. M.; BAGGIO, J. S.; SILVA, P. P. M.; PAVIANI, B.; SPOTO, M. E. F.; GLORIA, E. M. Control of Rhizopus stolonifer in strawberries by the combination of essential oil with carboxymethylcellulose. International Journal of Food Microbiology, v. 292, p. 150-158, MAR 2 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.