Busca avançada
Ano de início
Entree

Mobiliário Doméstico e as Apropriações do Moderno. (Brasil, 1930-1950)

Processo: 16/04747-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Vânia Carneiro de Carvalho
Beneficiário:Déborah Caramel Marques
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mobiliário   Modernismo   Consumo

Resumo

Este projeto de pesquisa trata das discussões em torno do mobiliário doméstico, no período de 1930 a 1950, a partir de matérias e anúncios publicados nas revistas ilustradas A Cigarra e O Cruzeiro, e nas revistas de arquitetura Acrópole e A Casa. A partir de textos e imagens divulgados por esses periódicos, com a finalidade de apresentar questionamentos estéticos e funcionais relativos ao uso de móveis domésticos, incluindo o seu arranjo no espaço da casa, buscamos analisar o fenômeno social de difusão dos móveis modernos, evidenciando, assim, a apropriação dos preceitos modernistas em relação ao espaço doméstico.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Déborah Caramel. Mobiliário doméstico e as apropriações do moderno: a divulgação dos interiores residenciais nos periódicos especializados e ilustrados (1930-1955). 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.