Busca avançada
Ano de início
Entree

O efeito de órteses para os pés na biomecânica do membro inferior, pelve e tronco durante agachamentos unipodais de indivíduos com e sem dor patelofemoral

Processo: 16/09438-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 10 de agosto de 2016
Vigência (Término): 09 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Fábio Viadanna Serrão
Beneficiário:Guilherme Silva Nunes
Supervisor no Exterior: Christian John Barton
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : La Trobe University, Austrália  
Vinculado à bolsa:15/01704-7 - Análise morfológica, do pico de torque isométrico e da taxa de desenvolvimento de torque dos músculos do quadril e suas relações com a cinemática e a cinética do membro inferior, pelve e tronco em mulheres com e sem dor patelofemoral, BP.DR
Assunto(s):Biomecânica   Reabilitação (terapêutica médica)   Fisioterapia   Joelho

Resumo

A dor patelofemoral (DPF) é uma afecção do joelho com características multifatoriais na qual fatores proximais, focais e distais à articulação do joelho podem influenciar em seu desenvolvimento e/ou em seu curso. A alteração distal mais importante apresentada por indivíduos com DPF está relacionada ao movimento de eversão do retropé. Assim, com a finalidade de evitar o movimento excessivo de eversão do retropé, órteses para o pé têm sido aplicadas para o tratamento da DPF. Entretanto, pouco tem sido explorado sobre os possíveis efeitos dessas órteses para o pé sobre alterações biomecânicas dos indivíduos com DPF. Dessa forma, nossa proposta é verificar os efeitos imediatos das órteses para os pés sobre a biomecânica de membros inferiores, pelve e tronco durante agachamento unipodal de indivíduos com DPF e indivíduos saudáveis por meio de um ensaio clínico randomizado. Todos os participantes irão realizar agachamento unipodal com órtese para os pés a fim de evitar a pronação e somente com o calçado. A cinemática e a ativação muscular serão avaliadas durante o agachamento unipodal pelo sistema de análise de movimento Vicon 3D e pela eletromiografia de superfície. Análise de variância (ANOVA) com modelo linear misto será usada para comparar o efeito da órtese para os pés entre os grupos e condições. Um alpha de 5% será utilizado para todos os testes estatísticos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NUNES, GUILHERME S.; BARTON, CHRISTIAN JOHN; SERRAO, FABIO VIADANNA. Females with patellofemoral pain have impaired impact absorption during a single-legged drop vertical jump. GAIT & POSTURE, v. 68, p. 346-351, FEB 2019. Citações Web of Science: 1.
NUNES, GUILHERME S.; SILVA, RODRIGO SCATTONE; DOS SANTOS, ANA FLAVIA; FERNANDES, RICARDO A. S.; SERRAO, FABIO VIADANNA; DE NORONHA, MARCOS. Methods to assess patellofemoral joint stress: A systematic review. GAIT & POSTURE, v. 61, p. 188-196, MAR 2018. Citações Web of Science: 2.
NUNES, GUILHERME S.; BARTON, CHRISTIAN JOHN; SERRAO, FABIO VIADANNA. Hip rate of force development and strength are impaired in females with patellofemoral pain without signs of altered gluteus medius and maximus morphology. JOURNAL OF SCIENCE AND MEDICINE IN SPORT, v. 21, n. 2, p. 123-128, FEB 2018. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.