Busca avançada
Ano de início
Entree

Mídia de tecnologia assistiva para a saúde e bem-estar: aplicações digitais desenvolvidas com idosos

Processo: 16/10982-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Paula Costa Castro
Beneficiário:Paula Costa Castro
Anfitrião: David Mark Frohlich
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Surrey, Inglaterra  
Assunto(s):Demência   Geriatria   Queda

Resumo

Esta pesquisa no exterior tanta preencher uma lacuna na literatura e indústria, concernente ao design interativo de aplicações em dispositivos táteis, para usuários de diferentes idades, incluindo maiores de 60 anos, com vistas a embasar o desenvolvimento de ferramentas para aplicação no cuidado à saúde a distancia em mídias digitais. Objetivos: 1) levantar diretrizes, requisitos e interesses para tablets customizados e aplicações digitais táteis para usuários maiores de 60 anos. 2) Investigar um conceito de ferramenta que possa servir como base para desenvolvimento futuro de tecnologia assistiva e produtos para e-health no cuidado ao idoso institucionalizado, com demência tanto brasileiro quanto inglês. 3) De forma complementar aos demais objetivos, desenvolver novos parâmetros de interpretação de dados de acelerometria para monitoramento de idosos à distância com aplicação em e-health. Método: A metodologia desenvolvida pelo grupo de pesquisa do Digital World Research Centre (DWRC) - "Keep, lose, change: Prompts for the re-design of product concepts"- será aplicada em grupos focais e workshops, em um estudo piloto, com vistas a analisar os resultados de maneira inovadora e levantar diretrizes que possam ser consideradas aplicáveis em idosos de diferentes perfis e nacionalidades. A proponente deste projeto irá aprender novas técnicas de análises de dados tanto no DWRC quanto no centro de pesquisa parceiro - Centre for Vision Speech and Signal Processing - de forma a permitir o cumprimento dos objetivos propostos. O cronograma do projeto vai compreender reuniões científicas no DWRC com a equipe de pesquisa do professor David Frohlich, aprendizado de duas técnicas - (Keep, lose, change e Análise de Características dos Sinais), análise de dados tanto qualitativos quanto sinais provenientes de sensor de acelerometria, além de apresentações em conferências e submissão de artigos para periódicos. É importante observar que a experiência em análise de dados e design dos centros de pesquisa citados são cruciais para o desenvolvimento do projeto, e não estão presentes em centros de pesquisa brasileiros. Os resultados podem levantar informações e conteúdo para o desenvolvimento de ferramentas que serão aliadas na gestão dos cuidados, permitindo a geração de produtos potenciais no monitoramento e acompanhamento de saúde à distância para idosos e apoio funcional. Outro resultado importante é estabelecer uma colaboração para o futuro intercâmbio de estudantes (estágios de doutorado / mestrado, iniciação científica por exemplo) e os pesquisadores de ambas as instituições.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PONTI, MOACIR; BET, PATRICIA; OLIVEIRA, CAROLINE L.; CASTRO, PAULA C. Better than counting seconds: Identifying fallers among healthy elderly using fusion of accelerometer features and dual-task Timed Up and Go. PLoS One, v. 12, n. 4 APR 27 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.