Busca avançada
Ano de início
Entree

Antibióticos na produção de etanol combustível: análise, dispersão no meio ambiente e efeitos na biodigestão da vinhaça

Processo: 16/06352-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Nelson Ramos Stradiotto
Beneficiário:Josiel José da Silva
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/15739-5 - Vinhaça na fertirrigação: avaliação da contaminação do solo e da água subterrânea, BE.EP.DR
Assunto(s):Vinhaça   Biogás   Biocombustíveis   Biorrefinarias

Resumo

A indústria sucroalcooleira ocupa posição de destaque no Brasil. No que diz respeito à produção de etanol combustível, hoje o Brasil possui uma demanda por etanol combustível próxima a da gasolina, evidenciando assim a grandeza do setor. Juntamente com a grande produção de etanol também há geração de grande quantidade de resíduos, como a vinhaça, torta de filtro e bagaço. Destes resíduos, a vinhaça traz grandes preocupações ambientais devido a sua composição e destinação final. Atualmente a vinhaça é utilizada na fertirrigação, nutrindo e irrigando o solo das plantações de cana. Porém, os riscos de contaminação dos corpos de água com substâncias que podem trazer riscos ao ambiente são enormes. Entre as substâncias presentes na vinhaça que podem trazer riscos ao meio ambiente são os antibióticos, empregados para eliminar contaminações que possam prejudicar a fermentação utilizada no processo de produção do etanol combustível. Um dos processos de tratamento da vinhaça que tem mostrado maior eficiência e viabilidade econômica na remoção dos componentes orgânicos é a biodigestão anaeróbica. Porém, a presença de antibióticos na vinhaça pode comprometer o desempenho deste processo. A determinação de antibióticos em amostras ambientais, e geralmente complexas, tem sido realizadas com sucesso empregando, entre outras técnicas, a cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à espectrometria de massas devido às características da técnica. Neste contexto, este trabalho tem o objetivo de suprir algumas lacunas na literatura científica da área, que são: desenvolver métodos analíticos empregando cromatografia líquida acoplada ao espectrômetro de massas (LC-MS/MS) para a determinação de antibióticos em vinhaça e em solo tratado com vinhaça e verificar quantitativamente o efeito da presença destes antibióticos na biodigestão anaeróbica da vinhaça.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, JOSIEL JOSE; DA SILVA, BIANCA FERREIRA; STRADIOTTO, NELSON RAMOS; PETROVIC, MIRA; GROS, MERITXELL; GAGO-FERRERO, PABLO. Identification of organic contaminants in vinasse and in soil and groundwater from fertigated sugarcane crop areas using target and suspect screening strategies. Science of The Total Environment, v. 761, MAR 20 2021. Citações Web of Science: 0.
DA SILVA, JOSIEL JOSE; DA SILVA, BIANCA FERREIRA; STRADIOTTO, NELSON RAMOS; PETROVIC, MIRA; GAGO-FERRERO, PABLO; GROS, MERITXELL. Pressurized Liquid Extraction (PLE) and QuEChERS evaluation for the analysis of antibiotics in agricultural soils. METHODSX, v. 7, 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.