Busca avançada
Ano de início
Entree

Expiração ativa e ciclo sono-vigília: participação da rafe bulbar

Processo: 16/11061-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Glauber dos Santos Ferreira da Silva
Beneficiário:Isabela de Paula Leirão
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/17606-9 - Serotonina e controle respiratório em vertebrados, AP.JP
Assunto(s):Expiração   Hipercapnia   Rafe   Sono   Vigília   Muscimol

Resumo

Em mamíferos, a expiração ativa tem sido foco de intensa pesquisa na área de controle respiratório. Há evidências demonstrando que o recrutamento da atividade expiratória (músculos expiratórios como ex: abdominal) tem origem em um oscilador expiratório (RTN/pFRG), distinto do oscilador inspiratório (pre-Bötzinger), sendo recrutada em condições de alta demanda respiratória, como exemplo durante a hipercapnia. Apesar dos avanços no conhecimento sobre controle respiratório, há poucos estudos sobre o controle motor e respiratório relacionado à atividade dos músculos abdominais (expiração). Não há estudos na literatura abordando mecanismos neurais que modulam esta atividade, em especial os neurônios 5-HT da rafe bulbar, que estão fortemente envolvidos na rede de controle respiratório, especialmente em ajuste respiratórios durante a hipercapnia. Portanto, o objetivo do presente projeto é avaliar o efeito da inibição química, com muscimol, da rafe bulbar durante a hipercapnia, bem como estudar o efeito da inibição de neurônios 5-HT com 8-OH-DPAT na rafe bulbar na expiração ativa em condições de hipercapnia durante sono e vigília. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEIRAO, ISABELA P.; SILVA, CARLOS A.; GARGAGLIONI, LUCIANE H.; DA SILVA, GLAUBER S. F. Hypercapnia-induced active expiration increases in sleep and enhances ventilation in unanaesthetized rats. JOURNAL OF PHYSIOLOGY-LONDON, v. 596, n. 15, p. 3271-3283, AUG 1 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.