Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência termodinâmica e estrutural de líquidos iônicos em sistemas biomiméticos de membrana

Processo: 16/05019-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Leandro Ramos Souza Barbosa
Beneficiário:Natália Fernandes de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espalhamento de raios X a baixos ângulos   Líquidos iônicos   Fluorescência   Lipídeos

Resumo

Neste projeto de pesquisa estudaremos a influência de diferentes líquidos iônicos nas propriedades estruturais e termodinâmicas de sistemas biomiméticos de membrana. Sistemas biomiméticos de membrana vem sendo amplamente utilizados nas últimas décadas para emular, em uma simples aproximação, a membrana plasmática das células e também a membrana de diferentes organelas. Os Líquidos Iônicos, por sua vez, são sais compostos por um íon (ou contra-íon) orgânico e que se encontram na forma líquida em temperaturas abaixo dos 100 oC. Neste projeto de pesquisa utilizaremos lipídeos que representam um modelo (em uma primeira aproximação) para a composição das membranas de células procarioentes e eucariontes, estudando a influência de diferentes concentrações de LIs nas propriedades estruturais e termodinâmicas desses sistemas. Para tanto, utilizaremos as técnicas de anisotropia de fluorescência do estado estacionário, através da sonda DPH (1,6-Difenil-1,3,5- hexatrieno) e espalhamento de raios-X a baixos ângulos, SAXS. A sonda DPH é amplamente utilizada para a determinação das temperaturas de transição de fase de lipídeos sob diferentes composições. A medida da anisotropia da emissão fluorescente para esta sonda está intimamente relacionada com a microviscosidade da região que a circunda, sendo portanto sensível a presença de lipídeos a fase gel ou fluida. A técnica de SAXS por sua vez é uma importante ferramenta no estudo das propriedades estruturais de sistemas de relevância biológica. Em particular, a técnica de SAXS será capaz de nos fornecer informações acerca da espessura da bicamada lipídica bem como das densidades eletrônicas em cada região. Este projeto será desenvolvido pela Srta. Natalia Fernandes de Oliveira, sob minha orientação. A srta Natalia tem um excelente desempenho acadêmico (histórico anexado a esta proposta) e vem trabalhando comigo já há quase um ano. Ademais, é importante salientar que este projeto de pesquisa faz parte de um projeto regular vigente (2015/15822-1) sob minha coordenação e apoiado pela FAPESP.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WONG, KEITH S.; MABANGLO, MARK F.; SERAPHIM, THIAGO V.; MOLLICA, ANTONIO; MAO, YU-QIAN; RIZZOLO, KAMRAN; LEUNG, ELISA; MOUTAOUFIK, MOHAMED T.; HOELL, LARISSA; PHANSE, SADHNA; GOODREID, JORDAN; BARBOSA, LEANDRO R. S.; RAMOS, CARLOS H. I.; BABU, MOHAN; MENNELLA, VITO; BATEY, ROBERT A.; SCHIMMER, AARON D.; HOURY, WALID A. Acyldepsipeptide Analogs Dysregulate Human Mitochondrial ClpP Protease Activity and Cause Apoptotic Cell Death. Cell Chemical Biology, v. 25, n. 8, p. 1017+, AUG 16 2018. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.