Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto de produtos microbianos na modulação de células t CD8+IL-9+ na inflamação pulmonar experimental

Processo: 16/03532-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Rafael Ribeiro Almeida
Beneficiário:Raquel de Souza Vieira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linfócitos T   Pneumonia

Resumo

Quando colocadas na presença de IL-4 e TGF-b, células T CD4+ e CD8+ se desenvolvem adquirindo perfis de Th9 e Tc9, respectivamente. Já foi constatado que células Tc9 dão suporte a células Th2 no quadro de inflamação pulmonar experimental, piorando os sintomas. Recentemente, foi demonstrado que uma dieta rica em fibras protege contra a inflamação pulmonar experimental, via ácidos graxos de cadeia curta, ao modular a microbiota intestinal e pulmonar, assim como a resposta imune alérgica. Adicionalmente, foi observado que o ácido graxo de cadeia curta butirato reduz a expressão do fator de transcrição Pu.1 em células dendríticas, o qual em células Th9 é essencial para a produção de IL-9. Além disso, foi demonstrado que o butirato induz a expressão de FOXP3 em células T CD4+, fator esse descrito como inibidor da expressão de IL-9 em células Tc9. Portanto, nossa hipótese é que o butirato protege contra a inflamação pulmonar experimental ao bloquear o desenvolvimento de células Tc9. Esse bloqueio pode se dar tanto via inibição de PU.1 quanto por indução de FOXP3 em células T CD8+. Nesse projeto, visamos estudar o impacto do butirato sobre o desenvolvimento de células Tc9 in vitro, avaliando a influência do mesmo sobre a expressão de fatores de transcrição essenciais para a produção de IL-9, assim como sobre a expressão de FOXP3. Pretendemos também determinar se a indução de FOXP3 leva as células T CD8+ a um perfil regulador. Por fim, pretendemos avaliar o potencial terapêutico do butirato no contexto da inflamação pulmonar experimental.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA, RAQUEL DE SOUZA; CASTOLDI, ANGELA; BASSO, PAULO JOSE; HIYANE, MEIRE IOSHIE; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; ALMEIDA, RAFAEL RIBEIRO. Butyrate Attenuates Lung Inflammation by Negatively Modulating Th9 Cells. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 10, JAN 29 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.