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Praticando o pensamento científico no Laboratório de Gestão

Processo: 16/07060-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Aidar Sauaia
Beneficiário:Maria Carolina Conejero
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem   Liderança   Jogos de empresas

Resumo

O jogo de empresas com frequência tem sido orientado para educação gerencial e treinamento e propiciado aos estudantes inúmeras oportunidades para a prática gerencial, faltando-lhes, no entanto, experiências de aprendizagem científica. Este estudo tem como objetivo mostrar de que forma as atividades da disciplina de Laboratório de Gestão da FEA/USP/SP mobilizam os estudantes para uma experiência de aprendizagem científica no campo da Administração. O referencial teórico traz uma revisão da literatura acadêmica sobre as múltiplas estratégias de ensino-aprendizagem na educação gerencial; e o Laboratório de Gestão cujos pilares conceituais permitem a prática dos diferentes níveis de complexidade de pensamento científico. Foi conduzida uma pesquisa de campo laboratorial descritiva, qualitativa, bibliográfica, participativa e documental com turmas de graduandos da FEA/USP/SP para examinar o Laboratório de Gestão como metodologia de educação gerencial com pesquisa. Durante o jogo de empresas cada estudante foi orientado a problematizar os conflitos organizacionais; coletar e analisar dados primários no ambiente laboratorial; associar teorias e práticas; discutir os resultados no jogo de empresas, construindo de maneira ativa significados dinâmicos para os conceitos estáticos assimilados e produzindo relatórios em formato científico. Caberá aos dirigentes, coordenadores e professores das instituições de ensino superior atualizar os planos de ensino e propiciar experiências de aprendizagem científica aos estudantes no âmbito da graduação. Palavras-chave: jogo de empresas; pesquisa; laboratório de gestão, pensamento científico; aprendizagem científica (AU)

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