Resumo
O território é um dos conceitos fundamentais da ciência geográfica no desenrolar histórico de seu conhecimento e, no período atual, se encontra cada vez mais presente em trabalhos acadêmicos explicando, de diferentes formas, a maneira como a sociedade controle, se apropria e produz o espaço por meio de determinantes multidimensionais e multiescalares. Neste projeto, pretendemos analisar, com profundidade, a caracterização que o conceito de território adquiriu na geografia cientifica construída no Brasil no período de transição modernidade-pós-modernidade (de fins dos anos de 1970 ao período atual), buscando explorá-lo em sua natureza política, econômica, social, cultural e didático-pedagógica e na lógica de suas nuances, as territorialidades, des-re-territorializações, identidades territoriais, movimentos socioterritoriais e do desenvolvimento no/do território.A presente bolsa de TT estará voltada, mais especificamente, ao estudo da ocorrência, apropriação e entendimento que o conceito recebe na Geografia escolar e sua produção intelectual e materiais, iniciando pela análise da obra de Carlos Delgado de Carvalho, auge do projeto de modernidade no ensino de Geografia, posteriormente recebendo outras influências que definem o conceito, em seu sentido, como preso uma modernidade, não recebendo todas as influências que a discussão acadêmica pós-moderna já apresenta sobre territórios e territorialidades multiescalares e multidimensionais. Será um trabalho quanti-qualitativo, de rastreamento dos trabalhos produzidos, tabulação e elaboração de quadros e gráficos e posterior análise prévia.
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