Busca avançada
Ano de início
Entree

Consequência do corte raso e da pluviometria sobre a produção de raízes finas, CO2 e N2O até o lençol freático em povoamentos de Eucalyptus grandis conduzidos em talhadia

Processo: 15/24911-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Pesquisador responsável:Jean Paul Laclau
Beneficiário:Amandine Esther Louise Germon
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/13572-3 - Modelagem da produção e do transporte de CO2 em povoamentos de Eucalyptus grandis sob latossolos profundos num experimento de redução de chuva, BE.EP.DR
Assunto(s):Eucalipto

Resumo

As raízes finas têm um papel essencial no crescimento das plantas em função de serem o principal órgão de absorção de água e nutrientes, participando ativamente dos fluxos de carbono no solo. Especificar a dinâmica espaço-temporal da exploração do solo pelas raízes finas é um assunto importante na sustentabilidade das plantações florestais instaladas em áreas com baixa fertilidade do solo e sujeitas a fortes estresses hídricos sazonais. O manejo do Eucalyptus através da talhadia tem sido praticado por empresas do setor florestal em Brasil e pode ser uma vantagem contra o estresse hídrico, uma vez que as brotações do Eucalyptus já possuem um sistema radicular formado em camadas profundas, onde as quantidades de água disponíveis podem ser maiores. O objetivo deste estudo é avaliar a produção de raízes finas, CO2 e N2O até o lençol freático após o corte de uma plantação de E. grandis, conduzida em talhadia, dentro de um experimento de redução de chuvas. Duas trincheiras com 17 m de profundidade foram construídas em dois tratamentos: uma parcela com 37% do volume de chuva excluído, e uma sem exclusão de chuva. A dinâmica de raízes finas será estudada utilizando a técnica dos minirhizotrons, o método de referencia atual para os estudos da dinâmica do carbono (C) e nutrientes associados à produção das raízes finas. Vinte quatro tubos de cloreto de polivinilo transparentes foram instalados no interior das trincheiras (12 por trincheira, nos tratamentos com e sem exclusão de chuva) até 17 m de profundidade e 7 tubos instalados até 4 m de profundidade num povoamento adjacente que não será cortado. As imagens das raízes finas serão obtidas quinzenalmente através de um scanner no interior dos tubos minirhizotron durante 2,5 anos (1 ano antes e 1,5 anos após o corte das árvores). As amostragens de gases serão realizadas quinzenalmente durante 24 meses (6 meses antes do corte e 1,5 anos após o corte das árvores) em todo o perfil do solo até o lençol freático. As amostras de gases serão analisadas através de cromatografia gasosa para determinar as taxas de produção de CO2 e N2O. Os dados sobre a concentração de gases no perfil do solo podem fornecer informações adicionais sobre os processos de trocas gasosas heterogêneos na profundidade do solo e como a dinâmica desses fluxos na superfície está associada com a dinâmica da produção e mortalidade de raízes finas em todo o perfil do solo. Esses resultados podem ajudar a compreender melhor a origem do C emitido na superfície do solo após o corte do povoamento e sua conduta em talhadia. Dessa forma, o entendimento dos fatores controlando tal fluxo, relacionado com as camadas profundas do solo, contribuirá para a melhoria dos modelos ecofisiológicos usados pelas empresas florestais para prever a rodução das plantações manejadas em talhadia.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERMON, AMANDINE; JOURDAN, CHRISTOPHE; BORDRON, BRUNO; ROBIN, AGNES; NOUVELLON, YANN; CHAPUIS-LARDY, LYDIE; DE MORAES GONCALVES, JOSE LEONARDO; PRADIER, CELINE; GUERRINI, IRAE AMARAL; LACLAU, JEAN-PAUL. Consequences of clear-cutting and drought on fine root dynamics down to 17 m in coppice-managed eucalypt plantations. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 445, p. 48-59, AUG 1 2019. Citações Web of Science: 1.
GERMON, AMANDINE; GUERRINI, IRAE AMARAL; BORDRON, BRUNO; BOUILLET, JEAN-PIERRE; NOUVELLON, YANN; DE MORAES GONCALVES, JOSE LEONARDO; JOURDAN, CHRISTOPHE; PAULA, RANIERI RIBEIRO; LACLAU, JEAN-PAUL. Consequences of mixing Acacia mangium and Eucalyptus grandis trees on soil exploration by fine-roots down to a depth of 17 m. PLANT AND SOIL, v. 424, n. 1-2, SI, p. 203-220, MAR 2018. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GERMON, Amandine Esther Louise. Consequência do corte raso e da pluviometria sobre a produção de raízes finas, CO2, N2O e CH4 até o lençol freático em povoamentos de Eucalyptus grandis conduzidos em talhadia. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agronômicas (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.