Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel dos receptores de lectina tipo C na infecção de monócitos de recém-natos por Zika vírus

Processo: 16/09764-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maria Notomi Sato
Beneficiário:Fábio Seiti Yamada Yoshikawa
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Monócitos   Vírus Zika   Imunidade inata

Resumo

O Zika vírus (ZIKV) é um flavivírus transmitido por mosquitos do gênero Aedes, causando um infecção primária similar a Dengue, mas que tem sido associado à microcefalia fetal. Os receptores de Lectina tipo C (CLRs) estão envolvidos no reconhecimento de alguns flavivírus, promovendo atividades como endocitose, captura de antígenos e produção de citocinas inflamatórias, porém sua contribuição na infecção por ZIKV ainda é desconhecida. Dessa forma, nosso projeto tem por objetivo investigar qual o papel dos CLRs na interação entre ZIKV e monócitos de cordão umbilical. Primeiramente, avaliaremos qual o perfil de resposta dos monócitos em resposta ao ZIKV através da análise das citocinas pró-inflamatórias (IL-1², TNF-±, IL-6, IL-10, IL-12p70, CCL2 e MIF), da ativação das moléculas sinalizadoras dos CLRs (Syk, Raf-1 e DAP12) e da ocorrência de morte celular (Apoptose ou Autofagia). Em seguida, investigaremos a contribuição específica dos CLRs DC-SIGN, Receptor de Manose e CLEC5A nestes parâmetros através do silenciamento de cada receptor, avaliando se, na sua ausência, denotam-se alterações substanciais na carga viral e no perfil de citocinas. Dada a necessidade de entender a infecção por ZIKV no contexto neonatal, a relação monócito-vírus pode ser um ponto de partida importante no entendimento da fisiopatologia desta infecção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YAMADA YOSHIKAWA, FABIO SEITI; PIETROBON, ANNA JULIA; CALVIELLI CASTELO BRANCO, ANNA CLAUDIA; PEREIRA, NATALLI ZANETE; DA SILVA OLIVEIRA, LUANDA MARA; MACHADO, CLARISSE MARTINS; DA SILVA DUARTE, ALBERTO JOSE; SATO, MARIA NOTOMI. Zika Virus Infects Newborn Monocytes Without Triggering a Substantial Cytokine Response. Journal of Infectious Diseases, v. 220, n. 1, p. 32-40, JUL 1 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.