Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um imunossensor eletroquímico baseado em fluxo lateral para detecção de marcadores cardíacos

Processo: 16/08166-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Lauro Tatsuo Kubota
Beneficiário:Juliana de Fátima Giarola
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/22127-2 - Desenvolvimento de novos materiais estratégicos para dispositivos analíticos integrados, AP.TEM
Assunto(s):Troponina

Resumo

As doenças cardiovasculares são a principal causa de problemas de saúde dos tempos modernos e são responsáveis por aproximadamente metade das mortes no mundo ocidental. O infarto agudo do miocárdio é o tipo mais comum de doença cardiovascular. Um diagnóstico preciso e tratamentos médicos adequados são fundamentais para facilitar a prevenção e aumentar a taxa de sobrevivência. Tal diagnóstico costuma ser feito por meio do monitoramento da concentração de biomarcadores, como a troponina cardíaca.Os avanços recentes na bioanalítica têm sido consideráveis e estimulam esforços no desenvolvimento de sistemas cada vez mais simples, rápidos, precisos e de baixo custo, principalmente para diagnosticar doenças que acometem grande parte da população global. Neste ponto destacam-se os dispositivos point-of-care, que foram desenvolvidos visando exatamente à geração rápida de resultados de exames, sendo usados como ferramentas eficientes na detecção de enfermidades. Os imunossensores baseados em fluxo lateral com transdução eletroquímica podem ser empregados como tecnologia point-of-care para várias aplicações, uma vez que oferecem benefícios como miniaturização e alta especificidade. Esta é uma linha de trabalho promissora por ser pouco explorada e também porque o acoplamento do dispositivo de fluxo lateral à detecção eletroquímica proporcionaria maior sensibilidade e baixos limites de detecção para a troponina cardíaca, possibilitando o diagnóstico precoce em pacientes com alto risco de infarto agudo do miocárdio e aumentando as taxas de sobrevida.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PASCHOALINO, WALDEMIR J.; KOGIKOSKI, JR., SERGIO; BARRAGAN, JOSE T. C.; GIAROLA, JULIANA F.; CANTELLI, LORY; RABELO, THAIS M.; PESSANHA, TATIANA M.; KUBOTA, LAURO T. Emerging Considerations for the Future Development of Electrochemical Paper-Based Analytical Devices. CHEMELECTROCHEM, v. 6, n. 1, SI, p. 10-30, JAN 2 2019. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.