Busca avançada
Ano de início
Entree

Novas estratégias para separação gás-líquido em análises em fluxo

Processo: 16/09899-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Fábio Rodrigo Piovezani Rocha
Beneficiário:Milton Katsumi Sasaki
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/23498-9 - Sistemas avançados de análises químicas em fluxo: aplicações nas áreas tecnológica, agronômica e ambiental, AP.TEM
Assunto(s):Análise em fluxo

Resumo

A mecanização das etapas de separação e concentração em análises em fluxo destaca-se pela melhoria de precisão, baixo consumo de reagentes e amostras, menores riscos ao analista, de perdas de analito e de contaminações. A alta reprodutibilidade das condições de processamento da amostra e temporização possibilitam a exploração analítica de processos não quantitativos. Por outro lado, a baixa eficiência (e.g. processos de difusão gasosa) torna-se um fator limitante em relação à sensibilidade. Neste contexto, o presente projeto enfoca a avaliação das potencialidades e do desempenho de sistemas de análises em fluxo empregando uma nova estratégia de separação, a difusão gasosa sem barreiras para a separação de fases. A estratégia será implementada dentro de uma seringa (estratégia lab-in-syringe), seguida do direcionamento quantitativo da fase gasosa coletada em headspace para uma solução aceptora/derivatizante, visando o aumento da eficiência do processo. Esta inovação será explorada para o desenvolvimento de procedimentos analíticos para análises de relevância ambiental: fracionamento de carbono dissolvido (inorgânico e orgânico) e determinação sequencial de cianeto e sulfeto, explorando estratégia inovadora para a discriminação das espécies. Desta forma, espera-se demonstrar a viabilidade da nova estratégia de separação em análises em fluxo, com significativa melhoria de desempenho analítico nas aplicações propostas, especialmente no que se refere à sensibilidade, ao tempo de análise e à geração de resíduos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SASAKI, MILTON K.; SOUZA, PEDRO A. F.; KAMOGAWA, MARCOS Y.; REIS, BOAVENTURA F.; ROCHA, FABIO R. P. A new strategy for membraneless gas-liquid separation in flow analysis: Determination of dissolved inorganic carbon in natural waters. Microchemical Journal, v. 145, p. 1218-1223, MAR 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.