Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação ecocardiográfica em cães submetidos à infusão contínua de propofol associado ou não ao remifentanil

Processo: 15/01806-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Patto dos Santos
Beneficiário:Marcel Gambin Marques
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Propofol

Resumo

Com o estudo objetiva-se avaliar as funções sistólica e diastólica em cães submetidos à infusão contínua de propofol associado ou não ao remifentanil através de índices ecocardiográficos. Serão utilizados seis cães da raça Beagle, machos e fêmeas, não castrados, com idade entre 2 a 4 anos, pesando entre oito e 14 kg. Os animais (n=6) serão submetidos a dois grupos: propofol (0,6 mg.kg-1.min-1) + solução NaCl 0,9% (GP) e proprofol (0,6 mg.kg-1.min-1) + remifentanil (0,3 µg.kg-1.minuto-1) (GPR), respeitando-se um intervalo mínimo de sete dias entre cada procedimento anestésico. As observações das variáveis de interesse terão início antes da administração do bolus do fármaco (MB) e 20, 40 e 60 minutos após o início da infusão contínua dos fármacos (M20, M40 e M60, respectivamente). Serão estudadas as variáveis: frequência cardíaca, pressão arterial sistólica, média e diastólica e avaliação ecocardiográfica da função sistólica (fração de encurtamento, fração de ejeção, índice cardíaco doppler e velocidade média de encurtamento das fibras miocárdicas) e diastólica (E/A, E'/A' e TRIV) do ventrículo esquerdo. Para cada grupo as variáveis serão analisadas pela análise de variância Two-way ANOVA com medidas repetidas para comparação entre momentos e grupos, seguido dos testes de comparações múltiplas. O teste de Dunnett será utilizado para comparar cada um dos momentos com o momento basal e o teste t-pareado com correção de Bonferroni para comparar os grupos. As diferenças serão consideradas significativas quando o valor de P < 0,05. Caso as pressuposições da ANOVA não sejam atendidas, o teste não paramétrico de Friedman será utilizado para comparar os momentos seguido do teste de comparações múltiplas de Dunn e o teste de Wilcoxon para comparar os grupos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, MARCEL G.; CANCELLI, CARLOS H. B.; FERNANDES, CAROLLINA M. S.; GAMES, BRUNA M. M.; FLORIANO, BEATRIZ P.; PERRI, SILVIA H. V.; SOUSA, MARLOS G.; FERREIRA, WAGNER L.; SANTOS, PAULO S. P. Effect of a constant rate infusion of remifentanil hydrochloride on left ventricular systolic and diastolic function in propofol-anesthetized dogs. AMERICAN JOURNAL OF VETERINARY RESEARCH, v. 79, n. 12, p. 1261-1267, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Marcel Gambin. A infusão contínua de remifentanil não altera a função sistólica e diastólica ventricular esquerda, em cães anestesiados com propofol. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina Veterinária, Araçatuba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.