Busca avançada
Ano de início
Entree

Teoria quântica de campos em espaços curvos e singularidades quânticas

Processo: 16/08862-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:João Paulo Pitelli Manoel
Beneficiário:Vitor Barroso Silveira
Instituição-sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/09357-9 - Física e geometria do espaço-tempo, AP.TEM
Assunto(s):Gravitação quântica

Resumo

O objetivo deste projeto de iniciação científica é introduzir ao aluno a teoria quântica de campos em espaços curvos através do conceito de singularidades quânticas. Para isso, o aluno deverá estudar a propagação de campos quânticos em espaços-tempos classicamente singulares, com o intuito de entender a definição de singularidade de um espaço-tempo quando testado por partículas quânticas. Trata-se de um estudo que precede um projeto de mestrado, em que o candidato identificará as diferentes condições de contorno nos pontos singulares através de observáveis físicos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PITELLI, J. P. M.; BARROSO, V. S.; RICHARTZ, MAURICIO. Scattering cross section and stability of global monopoles. Physical Review D, v. 96, n. 10 NOV 27 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.