Busca avançada
Ano de início
Entree

Arquitetura deposicional e dinâmica de sistemas fluviais de ambiente semiárido: o Grupo Bauru no Triângulo Mineiro (Cretáceo Superior)

Processo: 16/06968-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Giorgio Basilici
Beneficiário:Marcus Vinícius Theodoro Soares
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sedimentologia   Sedimentos geológicos   Estratigrafia   Triângulo Mineiro

Resumo

A compreensão de sistemas fluviais de ambiente árido ou semiárido tem sido atuada nos últimos anos através de estudos detalhados de campo e análises laboratoriais. Os depósitos fluviais do Grupo Bauru no Triângulo Mineiro (Membro Serra da Galga) compõem pacotes de areia média a grossa, imatura, com estratificações cruzadas acanaladas, sugerindo fluxo canalizado permanente, embora provavelmente de vazão variável, em clima árido ou semiárido. Tais elementos apontam um sistema fluvial complexo, provavelmente de um sistema fluvial entrelaçado não associado a um leque aluvial, como interpretado na literatura. Através da análise de fácies, da reconstrução da arquitetura deposicional, de um mapeamento geológico e da aplicação de estratigrafia de sequências, os depósitos do Membro Serra da Galga podem fornecer uma base de dados robusta para o estudo de sistemas fluviais de áreas áridas ou semiáridas. Com este projeto, propõe-se compreender o comportamento destes rios em escala espacial e temporal de detalhe, permitindo gerar um modelo arquitetural e dinâmico dos canais e planície de inundação, em função das mudanças espaciais e temporais dos depósitos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THEODORO SOARES, MARCUS VINICIUS; BASILICI, GIORGIO; DAL'BO, PATRICK FUHR; MARINHO, THIAGO DA SILVA; MOUNTNEY, NIGEL PHILIP; COLOMBERA, LUCA; DE OLIVEIRA, EMERSON FERREIRA; BRITO DA SILVA, KARLA EVENNY. Climatic and geomorphologic cycles in a semiarid distributive fluvial system, Upper Cretaceous, Bauru Group, SE Brazil. SEDIMENTARY GEOLOGY, v. 372, p. 75-95, OCT 2018. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.