Bolsa 16/06968-5 - Sedimentologia, Sedimentos geológicos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Arquitetura deposicional e dinâmica de sistemas fluviais de ambiente semiárido: o Grupo Bauru no Triângulo Mineiro (Cretáceo Superior)

Processo: 16/06968-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Giorgio Basilici
Beneficiário:Marcus Vinícius Theodoro Soares
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sedimentologia   Sedimentos geológicos   Estratigrafia   Triângulo Mineiro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de Fácies | Arquitetura Deposicional | Grupo Bauru | sistemas fluviais áridos | Triângulo Mineiro | Sedimentologia e Estratigrafia

Resumo

A compreensão de sistemas fluviais de ambiente árido ou semiárido tem sido atuada nos últimos anos através de estudos detalhados de campo e análises laboratoriais. Os depósitos fluviais do Grupo Bauru no Triângulo Mineiro (Membro Serra da Galga) compõem pacotes de areia média a grossa, imatura, com estratificações cruzadas acanaladas, sugerindo fluxo canalizado permanente, embora provavelmente de vazão variável, em clima árido ou semiárido. Tais elementos apontam um sistema fluvial complexo, provavelmente de um sistema fluvial entrelaçado não associado a um leque aluvial, como interpretado na literatura. Através da análise de fácies, da reconstrução da arquitetura deposicional, de um mapeamento geológico e da aplicação de estratigrafia de sequências, os depósitos do Membro Serra da Galga podem fornecer uma base de dados robusta para o estudo de sistemas fluviais de áreas áridas ou semiáridas. Com este projeto, propõe-se compreender o comportamento destes rios em escala espacial e temporal de detalhe, permitindo gerar um modelo arquitetural e dinâmico dos canais e planície de inundação, em função das mudanças espaciais e temporais dos depósitos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THEODORO SOARES, MARCUS VINICIUS; BASILICI, GIORGIO; DAL'BO, PATRICK FUHR; MARINHO, THIAGO DA SILVA; MOUNTNEY, NIGEL PHILIP; COLOMBERA, LUCA; DE OLIVEIRA, EMERSON FERREIRA; BRITO DA SILVA, KARLA EVENNY. Climatic and geomorphologic cycles in a semiarid distributive fluvial system, Upper Cretaceous, Bauru Group, SE Brazil. SEDIMENTARY GEOLOGY, v. 372, p. 75-95, . (12/23209-0, 16/06968-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOARES, Marcus Vinícius Theodoro. Arquitetura deposicional e dinâmica de sistemas fluviais de ambiente semi-árido: o Grupo Bauru no Triângulo Mineiro (Cretáceo Superior). 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Campinas, SP.