Busca avançada
Ano de início
Entree

Entrando na era filogenômica: avanços na sistemática de Tropiduríneos devem revelar as origens de uma complexa radiação de lagartos sulamericanos

Processo: 16/08249-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Miguel Trefaut Urbano Rodrigues
Beneficiário:André Luiz Gomes de Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/20235-3 - Entrando na era Filogenômica (fase BEPE): avanços na sistemática de tropiduríneos devem revelar as origens de uma complexa radiação de lagartos sulamericanos, BE.EP.PD
Assunto(s):Zoologia (classificação)   Tropiduridae   Filogenia   Biogeografia

Resumo

RESUMO: Já passamos do tempo em que árvores filogenéticas bastavam como o objetivo maior de um programa de pesquisa em biologia comparada; elas podem ser, sem dúvida, melhor exploradas se servirem a outras investigações evolutivas mais abrangentes. Neste projeto, examinaremos a identidade, relações filogenéticas e história de diversificação e biogeográfica de um dos mais complexos clados de lagartos sul-americanos, os tropiduríneos. Nossos objetivos gerais são três: (1) produzir uma hipótese filogenômica abrangente e uma nova classificação sistemática para o grupo; (2) investigar limites de espécies e detectar espécies crípticas; e (3) determinar se a diversificação de espécies na subfamília Tropidurinae seguiu um curso regular, randômico ou explosivo, potencialmente associado a eventos/elementos geológicos-geográficos maiores ou a processos ecológicos. Já começamos a construir o maior banco de dados multi-locus jamais produzido para tropiduríneos (até 10 loci; > 1000 amostras), e propomos a construção de um banco de elementos ultra-conservados (UCEs). É hipotetizado que a diversificação de espécies foi em grande parte dirigida por isolamento geográfico em áreas estáveis durante períodos pleistocênicos e pré-pleistocênicos. Baseados em nosso conhecimento prévio das preferências ecológicas contrastantes de distintos clados de tropiduríneos, esperamos que padrões de endemismo e isolamento genético/diversidade genética sejam altamente dependentes de fatores ecológicos primariamente relacionados ao uso de habitat. Essas hipóteses serão testadas com o auxílio de crono-árvores, comparações de diversidade genética, e análises de diversificação dependente de caracteres. IMPACTOS SECUNDÁRIOS: Este projeto abrirá espaço para o treinamento de dois estudantes de graduação e gerará quantidades massivas de dados de sequencias de DNA, permitindo a aceleração do reconhecimento de espécies e planos de conservação na América do Sul. Além disso, ele busca iniciar uma colaboração entre a Universidade de São Paulo e a Universidade de Washington para o treinamento de especialistas em NGS e bioinformática. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, ANDRE L. G.; ROLANDO RIVAS, LUIS; CESPEDES, RICARDO; RODRIGUES, MIGUEL T. A new collared lizard (Tropidurus: Tropiduridae) endemic to the Western Bolivian Andes and its implications for seasonally dry tropical forests. American Museum Novitates, n. 3896, p. 1-54, MAR 19 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.