Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação entre estado nutricional, consumo de FODMAPs e qualidade de vida em indivíduos com síndrome do intestino irritável

Processo: 15/24918-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Ana Carolina Junqueira Vasques
Beneficiário:Isabela Solar
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Estado nutricional   Consumo de alimentos   Síndrome do intestino irritável   Qualidade de vida

Resumo

Introdução: A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio funcional do intestino caracterizado por mudança dos hábitos intestinais, associados com dor e / ou desconforto abdominal, que afeta cerca de 3% a 25% da população mundial. A maioria das pessoas com SII sofrem de intolerâncias alimentares. As intolerâncias mais comuns estão relacionadas com a ingestão de carboidratos de cadeia curta, os quais em conjunto recebem o nome FODMAPs - fermentáveis oligossacáridos, dissacáridos, monossacáridos e polióis. Em relação ao estado nutricional de pacientes com SII, não há consenso sobre a associação entre a síndrome e marcadores de adiposidade. No entanto, alguns estudos encontraram associação positiva entre o aumento do IMC e sintomas da SII. Vale ressaltar que a SII é uma condição clínica com grande impacto na qualidade de vida. Considerando o desafio que a SII representa para os profissionais de saúde em seu manejo, e os custos dos cuidados de saúde da doença, o presente estudo terá como objetivo investigar a associação entre o estado nutricional, estilo de vida, a ingestão de alimentos, qualidade de vida e sintomas gastrointestinais em pacientes com a SII.Métodos: Estudo transversal com 72 indivíduos, variando de 20 a 59 anos, incluindo ambos os sexos e com diagnóstico médico de SII. Avaliação nutricional: peso, altura, circunferência da cintura, circunferência do quadril, circunferência do braço e prega cutânea tricipital. Avaliação de estilo de vida: atividade física pelo Questionário Internacional de Atividade Física - IPAQ, tabagismo, consumo de álcool, privação de sono pela Escala de Sonolência de Epworth. O consumo de FODMAPs será avaliado pela aplicação de um questionário semi-quantitativo de freqüência alimentar. A escala de gravidade gastrointestinal, a escala de Bristol e o Questionário de Qualidade de Vida para portadores da SII serão aplicados.Perspectivas: A elucidação dessas associações poderão fornecer subsídios para uma maior sensibilização dos profissionais de saúde sobre a necessidade de tratamento multidisciplinar desses pacientes, bem como para orientar o desenvolvimento de estratégias de intervenção que contribuam para o manejo dos sintomas da SII, garantindo aos pacientes a manutenção ou a obtenção de um estado nutricional saudável e qualidade de vida.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOLAR, ISABELA; OLIVEIRA SANTOS, LARISSA ARIEL; YAMASHITA, LUCIANA MIYUKI; BARRET, JACQUELINE S.; NAGASAKO, CRISTIANE KIBUNE; MONTES, CIRO GARCIA; LOUZADA, MARCELA LANZONI; CALSA, MARCELA SILVA; JUNQUEIRA VASQUES, ANA CAROLINA. Irritable bowel syndrome: associations between FODMAPS intake, problematic foods, adiposity, and gastrointestinal symptoms. European Journal of Clinical Nutrition, v. 73, n. 4, p. 637-641, APR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.