Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise integrada de expressão diferencial de miRNAs e mRNAs associados a cromossomos B no ciclídeo Astatotilapia latifasciata.

Processo: 16/09320-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:César Martins
Beneficiário:Jordana Inácio Nascimento Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Transcriptoma   Genômica

Resumo

Os cromossomos supernumerários B (Bs) são encontrados em uma variedade de organismos eucariotos. Não seguem os padrões de segregação da herança mendeliana e possuem seu próprio mecanismo de transmissão (drive). Mecanismo esse ainda pouco compreendido. A constituição dos Bs revela um mosaico de sequências, que inclui DNA repetitivos, genes e pseudogenes. Estudos tem relacionado esse elemento a diversas funções, como variabilidade gênica entre populações, efeitos na fertilidade, adaptação e ponte evolutiva para a origem de cromossomos sexuais. Em alguns grupos de ciclídeos africanos tem se observado a presença do B, podendo ser exclusiva de um sexo ou estar presente em ambos. Na espécie Astatotilapia latifasciata esse cromossomo está presente tanto em macho como em fêmea. No entanto, pouco se sabe sobre a função e comportamento desse elemento no genoma. Dados em larga escala de transcriptomas e microRNomas para esse ciclídeo, tem revelado a atividade transcricional diferencial entre os sexos e, ainda, entre indivíduos B- e B+. Desta forma, as perspectivas para investigação sob o foco funcional mostra-se bastante promissora para o entendimento do comportamento desse cromossomo. Este trabalho tem como objetivo compreender a relação entre transcritos de mRNA e miRNA em gônadas de A. latifasciata, que possam estar ligadas ao fator sexo e presença do cromossomo B, por meio da validação de expressão diferencial dos transcritos reportados nas bibliotecas de mRNA e microRNA.