Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de infiltrações de sílica pelo método sol-gel em uma zircônia odontológica: microestrutura, propriedades mecânicas e energia interfacial para fratura

Processo: 15/16387-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 08 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Renata Marques de Melo Marinho
Beneficiário:Nathália de Carvalho Ramos Ribeiro
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/20001-0 - Efeito de Infiltrações de Sílica em Zircônia Odontológica na Energia Interfacial para Fratura, BE.EP.DR
Assunto(s):Zircônia   Silicatos   Porcelana dentária   Sílica gel   Processo sol-gel

Resumo

O objetivo do estudo será avaliar os efeitos da infiltração de sílica com imersão rápida pelo método sol-gel realizado com a presença de catalisadores nas propriedades mecânicas, microestrutura, e características de superfície de uma zircônia Y-TZP, bem como na energia interfacial (tenacidade à fratura) na união ao cimento resinoso. Serão confeccionados discos de Zircônia Y-TZP e divididos em 5 grupos, infiltrados por ácido silícico obtido por TEOS - com e sem catalisador, infiltrados por ácido silícico obtidos metassilicato de sódio (Na2SiO3)- com e sem catalisador e não infiltrados (controle). Os discos serão caracterizados com DRX, DRXR, Raman, Dureza, MEV e EDS, e depois serão submetidos ao ensaio de flexão biaxial. Serão analisados com a estatística descritiva e inferencial e também com a Análise de Weibull para determinar a homogeneidade estrutural. Após a caracterização mecânica, espécimes Brazil nut serão confecionados para realizar o teste de tenacidade à fratura da união. As amostras infiltradas serão condicionadas com ácido fluorídrico e analisadas em MEV e perfilômetro óptico até que seja definido o padrão de condicionamento. As amostras serão ensaiadas com um teste de compressão com as amostras colocadas em diferentes angulações (0-25), para que possamos obter a fratura em tração pura, cisalhamento puro ou em ambos os modos. Desta forma será calculada a energia interfacial para fratura da interface adesiva. Os discos e os espécimes Brazil nut serão observados em estereomicroscópio e MEV para determinar características de fratura (caminho percorrido pela trinca). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMOS, N. C.; ALVES, L. M. M.; RICCO, P.; SANTOS, G. M. A. S.; BOTTINO, M. A.; CAMPOS, T. M. B.; MELO, R. M. Strength and bondability of a dental Y-TZP after silica sol-gel infiltrations. CERAMICS INTERNATIONAL, v. 46, n. 10, B, p. 17018-17024, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.
RAMOS, N. C.; KAIZER, M. R.; CAMPOS, T. M. B.; KIM, J.; ZHANG, Y.; MELO, R. M. Silica-Based Infiltrations for Enhanced Zirconia-Resin Interface Toughness. JOURNAL OF DENTAL RESEARCH, v. 98, n. 4, p. 423-429, APR 2019. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Efeito de infiltrações de sílica pelo método sol-gel em uma zircônia odontológica: microestrutura, propriedades mecânicas, resistência de união e energia interfacial para fratura. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Ciência e Tecnologia. São José dos Campos São José dos Campos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.