Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de parâmetros reprodutivos de ratos machos expostos ao arsenito de sódio: estudo de toxicidade juvenil

Processo: 15/25821-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Juliana Elaine Perobelli
Beneficiário:Paloma da Cunha de Medeiros
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Puberdade   Arsênio   Toxicologia

Resumo

Arsênio (As) é um metaloide que pode ser encontrado sob forma orgânica e inorgânica, sendo sua forma inorgânica mais tóxica. Água contaminada e produtos agrícolas advindos desta, assim como alimentos marinhos contaminados, são os principais prospectores de intoxicação. Pouco se sabe sobre as consequências da ingestão indireta de arsênio na dieta sobre o sistema reprodutivo masculino em período de desenvolvimento pré-puberal. O presente estudo investigará se a exposição a arsênio inorgânico durante o desenvolvimento juvenil masculino interfere em parâmetros histomorfométricos de órgãos reprodutivos, assim como na dinâmica do processo espermatogênico e na distribuição de receptores endócrinos no epidídimo dos animais, o que poderia caracterizar prejuízos futuros sobre a produção e maturação dos gametas masculinos. Ratos Wistar, machos (21 dias de idade), receberão água e ração para roedores à vontade. Serão divididos em 3 grupos (n= 10, para cada grupo experimental): controle negativo, que receberá apenas veículo (solução salina), grupo As 1, que receberá o metaloide na dose de 0,01mg/L e grupo As 2, que receberá o metaloide na dose de 10mg/L. O arsênio será administrado na água de beber e o consumo será medido em dias alternados. Com os resultados obtidos no estudo será possível esclarecer se os dois níveis de arsênio administrados durante importante período do desenvolvimento do animal interferem na maturação dos órgãos reprodutivos, assim como sua morfofisiologia.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MEDEIROS, PALOMA DA CUNHA; SAMELO, RICARDO RODRIGUES; GOMES SILVA, ANA PRISCILA; ARAUJO SANTIAGO, MARCELLA DA SILVA; DUARTE, FABIO ANDREI; DE CASTRO, ITALO BRAGA; PEROBELLI, JULIANA ELAINE. Prepubertal exposure to low doses of sodium arsenite impairs spermatogenesis and epididymal histophysiology in rats. ENVIRONMENTAL TOXICOLOGY, v. 34, n. 1, p. 83-91, JAN 2019. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.