Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de uma plataforma para definição e análise de estratégias

Processo: 16/09943-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Tel Amiel
Beneficiário:Glauber Módolo Cabral
Instituição-sede: Núcleo Interdisciplinar de Informática Aplicada à Educação (NIED). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/02625-3 - Construção de uma metodologia participativa para a transformação escolar baseada em dados, AP.EP
Assunto(s):Planejamento estratégico   Administração escolar

Resumo

Este projeto tem como objetivo implementar um sistema de gestão para atores escolares com base em um projeto em andamento que visa criar uma metodologia para a melhoria da escola publica. Neste projeto partimos do conceito de uma noc'ao sistemica do "clima escolar" avaliando e buscando aprimorar as condic'oes de aprendizado, ensino e participac'ao da comunidade escolar, promovendo uma maior abertura a transformac'oes e inovac'ao. Fazemos uso de questionarios, previamente validados, para avaliar a percepc'ao de todos os entes escolares (pais, alunos, gestores, professores e funcionarios) sobre o clima escolar. Os dados, uma vez analisados, sao utilizados por um grupo curador, representativo, que define metas e ac'oes com base nos dados. Pesquisadores e colaboradores locais documentam estrategias e barreiras e sucessos, retornando as analises ao grupo de trabalho. Buscamos desenvolver uma metodologia sustentavel para engajar atores escolares no uso de dados para definir, implementar e aferir estrategias para mudanc'a em sua pratica, e em tempo, fomentar a abertura e inovac'ao na organizac'ao escolar.