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Educação Física na perspectiva inclusiva: identificação dos obstáculos e facilidades na rede municipal de ensino de Campinas - SP

Processo: 16/12945-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Luíza Tanure Alves
Beneficiário:Daniele Cristina Carqueijeiro de Medeiros
Instituição-sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/18113-1 - Educação Física na perspectiva inclusiva: identificação dos obstáculos e facilidades na rede municipal de ensino de Campinas - SP, AP.EP
Assunto(s):Educação física   Educação física adaptada   Educação especial   Educação inclusiva   Educação para deficientes   Pessoas com deficiência   Campinas (SP)

Resumo

Atualmente a inclusão é compreendida como um processo de reforma educacional amplo para remoção de barreiras à aprendizagem e participação de todos os alunos. A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física ainda encontra muitas barreiras, sendo marcada pela exclusão, participação limitada ou segregação deste aluno. O presente estudo é reflexo de parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Campinas e a Faculdade de Educação Física da UNICAMP com objetivo de potencializar e ampliar a participação de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física através das ações de capacitação continuada dos professores, contratação de estagiários e material adaptado para as aulas de Educação Física. O estudo tem como objetivo analisar os problemas e necessidades presentes ainda no processo inclusivo nas aulas de Educação Física em escolas municipais de Campinas - SP, com identificação de obstáculos e facilitadores para sua concretização. O estudo será desenvolvido em escolas da rede municipal de ensino, com participação de professores de Educação Física e alunos com deficiência regularmente matriculados. Serão utilizados quatro instrumentos de medida distintos: observação não participante, memorial descritivo, entrevista de grupo focal e entrevista semiestruturada. Estes serão analisados através do método de análise de conteúdo através da técnica de análise categorial. Inicialmente estes instrumentos serão analisados separadamente de acordo com seus objetivos específicos e posteriormente seus resultados serão triangulados a fim de validação e complementação. Como resultado espera-se identificar a realidade e problemas ainda presentes na inclusão nas aulas de Educação Física, bem como avaliar as ações instituídas na rede municipal de ensino para sua concretização. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: